14.10.08

Última prova do concurso de melhor sommellier da França será em Perpignan


Pascal Léonetti, melhor sommellier da França em 2007


Sediado pelo Conselho Interprofissional dos Vinhos do Roussillon, CIVL, a União de Sommellerie Française, homóloga da ABS, Associação Brasileira de Sommeliers escolheu a cidade de Perpignan, Sul da França, para realizar a última etapa do concurso francês que escolherá o melhor profissional do Hexágono.
São 12 os finalistas que já passaram por diversas seleções realizadas desde janeiro em Paris, Lyon, Toulouse e Colmar. Este próximo confronto escolherá o sucessor de Pascal Léonetti sommellier do Auberge de l’Ill à lllhaeusern, no departamento do Haut Rhin. Dia 9 de novembro prova escrita seguida de uma dificílima prova degustativa. Nesta o candidato deverá descobrir às cegas as castas, a denominação de origem e a safra do vinho degustado. Para Philippe Faure-Brac, melhor sommelier do mundo em 2002, a degustação às cegas é uma prova de humildade.
Na manhã seguinte os quatro melhores encaram um júri formado pelos melhores sommeliers da França, da Europa e do mundo, dos melhores trabalhadores da França e membros da direção da União de Sommellerie francesa.
Os resultados serão divulgados na segunda à noite e a entrega dos prêmios ocorrerá durante um jantar de gala na capela de Saint Dominique de Perpignan.