O risco é que todos os AOCs das demais denominações, Corbières, Faugères, Fitou, Minervois,... que não sejam de bom nível se transformem em AOC do Languedoc. Vale conferir esta boa iniciativa.
30.11.07
Lançada em Paris a denominação AOC do Languedoc
O risco é que todos os AOCs das demais denominações, Corbières, Faugères, Fitou, Minervois,... que não sejam de bom nível se transformem em AOC do Languedoc. Vale conferir esta boa iniciativa.
27.11.07
USB Wine é video direto no seu micro. Baixe agora mesmo seu inho do Languedoc.
Seus problemas acabaram. Chega de vinho caro. Agora direto do Blog do Sul da França você pode baixar diretamente no seu micro os melhores vinhos franceses a preço de château, isto é, preço de fábrica. Por enquanto estamos fornecendo apenas vinhos "nacionais" em francês, mas não se desespere com a USB WINE você vai beber, digo, entender tudinho. É fácil. Seus problemas acabaram. Seu Creysson fez escola. Parabéns ao site 1 jour 1 vin pela peça publicitária. Duca.
A paisagem mudou no Languedoc.


26.11.07
Foie gras combina com muscat.

Delicioso e untuoso o foie gras combina idealmente com um bom vinho doce como um Sauternes, mas também e bem mais em conta com um vinho a base de uvas muscat como o Muscat de St. Jean de Minervois, Muscat de Frontignan ou um bom Crémant de Limoux. Aproveitei a Feira da Gordura, Foire au Gras, da cidadezinha de Olonzac, no Minervois, para ir às compras. Uma delícia.
23.11.07

Henri Forgues, da Cave Rocbère, que iniciou as exportações para o Brasil em maio deste ano stem como objetivo passar de 20 mil garrafas em 2007 para 50 mil en 2008 e 80 mil em 2009, sendo 35% de vinhos AOC Corbières, 25% de varietais e os demais do VDP d'Aude Reserve de Beaulieu que caiu no gosto brasileiro. Para tornar realidade estes objetivos estará investindo junto com seu importador, Barrinhas, líder de mercado no Rio, 250 mil euros em ações de marketing nos próximos dois anos.
20.11.07
Vignerons de La Mediterranée quer ser líder de mercado no Brasil

Stéphanie Creyssels, gerente Américas, acredita "no potencial do mercado brasileiro, nos nossos parceiros importadores, confiamos na qualidade dos nossos vinhos e já percebemos a boa adaptação dos vinhos do Languedoc ao gosto brasileiro. Queremos a liderança de mercado entre os franceses nos próximos 5 anos.
Temos uma empresa diferente pois somos uma cooperativa de comercialização. Engarrafamos, distribuímos e exportamos os vinhos dos nossos 2000 produtores. São 85 "châteaux" e "domaines" (propriedades particulares) e 15 cooperativas de produção. Cada um com um perfil próprio e características qualitativas e de preço diferenciadas. Temos também duas marcas mundiais com peso significativo nos EUA, Europa e Japão a Cuvée Mythique e a St. Martin. Estas foram lançadas com grande sucesso durante o Festival de Sabores do Sul da França. Este ano exportamos 50 mil garrafas e em 2008 esperamos pular para 100 mil e 150 mil em 2009. Estamos investindo 350 mil euros em promoção e marketing com nossos parceiros, assegura.
19.11.07
Festival do Sul da França aquece vendas de vinhos franceses

Para Roland Villard Chef do restaurante Le Pré Catelan, no hotel Sofitel, não só o consumo de vinho foi muito bom como a ocupação do restaurante ficou bem acima da média. "Tivemos de prorrogar o menu do Festival para atender a demanda". Já para Humberto Cárcamo da Reloco, importador da renomada Cuvée Mythique, do Languedoc, as expectativas foram superadas " - Vamos ter de antecipar encomendas da linha Mythique para não faltar vinho do Languedoc no final do ano.
Segundo Rogerio Rebouças, organizador do evento, foram 5 importadores participantes, 46 restaurantes, as redes de supermercados Zona Sul e Mundial, as lojas especializadas em vinhos Daha Vinheira e Bottega Frolisi de Niterói, toda a rede Lidador, três hotéis do Rio, Sheraton Sofitel e Marina e dois de Búzios, La Borie e Pérola, com seus bares e restaurantes. Do lado Francês tivemos 7 produtores atuando diretamente. "A França conseguiu dar visibilidade à gastronomia de uma região que ainda é pouco conhecida no Brasil. O Languedoc é a pátria do Cassoulet e possui o maior vinhedo do mundo, mas nem todos sabem. Com o Festival procuramos dar um pouco mais de visibilidade a estes fatos", afirma Rebouças.
Sul da França é a maior região vitícola do mundo
Sud de France, a marca guarda-chuva dos vinhos do Languedoc-Roussillon, a maior região vitícola do mundo com 310 mil ha e uma produção de 16 milhões de hl tem projetos para o Brasil. Segundo Robert Amalric, diretor de Sud de France, "O Festival de Sabores do Sul da França teve como objetivo aumentar a visibilidade do Languedoc no Brasil. Afinal, produzimos 60% do vinho varietal e regional francês, 20% dos vinhos de denominação de origem e 33% do vinho francês vendido no Brasil, são 1,1 milhão de garrafas.
Hoje este vinho do Languedoc tem um perfil de vinho regional básico, o chamado primeiro preço, esperamos com esta e outras iniciativas ajudar aumentar a venda de vinhos de mais qualidade como os de Vin de Pays d'Oc (vinho regional d'OC, o melhor dos regionais) e varietais. Porém nossa maior ambição é incrementar a participação no mercado dos nossos vinhos de denominação de origem, os AOC - Corbières, Minervois, Limoux, Coteaux du Languedoc, que hoje respondem por apenas 5,6%. Estes vinhos são de excelente qualidade e de preço muito competitivo, afirma Amalric.
O Sul da França tem preço e qualidade para ser líder entre os franceses no Brasil, tanto em faturamento quanto em volume. Nosso objetivo a médio prazo é de ter a França num patamar equivalente ao de Portugal e Itália, para isto precisamos dobrar as nossas vendas. Depois teremos ambições mais ousadas", planeja Amalric.
15.11.07
Feira de Vinhos Sud de France - O Vídeo
Veja o vídeo de André Sztajn, da ProSol, e confira os melhores momentos.
14.11.07
Momentos do Festival de Sabores Sud de France - Avant Première do Sheraton
Valéria dos Santos do Gula Gula (à esquerda), Ana Rebouças da Arroba Comunicação e Vânia Osório da Nunes Martins prestigiaram a Avant première do Festival no Lounge bar 121 do Hotel Sheraton no Leblon. O Gula Gula já estuda a possibilidade de incluir os vinhos do Languedoc na sua carta.
Mike Taylor, do Forum de Enogastronomia (à esquerda), Rodrigo Leal do bistrô Montagu e Maíra Silva, da Dufry e seu noivo em roda animada com o brut Cuvée Imperiale, um AOC Blanquette de Limoux na noite da Avant première. A Dufry vende nas suas lojas a Bulle Nº1 de Limoux e o Montagu o pinot Noir, Resérve Saint Martin, um elegante Vin de Pays d'Oc.
Danusia Barbara, crítica de gastronomia da rádio CBN e nossa maior referência no assunto, compareceu na Avant première, no dia 4 esteve no jantar do chef Georges Rousset no Le Pré Catelan, e sentenciou: -" De fato está muito bom o Festival e o chef é uma simpatia, além de muito competente."
12.11.07
Paulo Nicolay comenta degustação vertical do Grand Opéra
9.11.07
Imagens do Festival Sud de France

7.11.07
Hoje, 7 de de Novembro - Palestra sobre harmonização e técnicas da cozinha do Languedoc

O boa praça Georges Rousset faz palestra sobre harmonização na ABS-Rio Quem quiser conhecer alguns segredos do respeitado Chef do Languedoc deve ir dia 7 de novembro na ABS, Associação Brasileira de Sommeliers, Praia do Flamengo 66, Bloco 2 sala 311, às 15:30. No programa a cozinha do Sul da França, Languedoc Roussillon, sua história e seus vinhos. Prato cheio para profissionais e entusiastas da enogastronomia. Na ocasião Rousset autografará seus livros sobre a cozinha do Languedoc e alguns vinhos serão oferecidos para degustação. Só para sócios ABS.
6.11.07
Sul da França investe no mercado brasileiro de vinho

Sud de France, a marca guarda-chuva dos vinhos do Languedoc-Roussillon, a maior região vitícola do mundo com 310 mil ha e uma produção de 16 milhões de hl tem projetos para o Brasil. Segundo Robert Amalric, diretor de Sud de France, "O Festival de Sabores tem como objetivo aumentar a visibilidade do Languedoc no Brasil. Produzimos 60% do vinho varietal e regional francês e 20% dos vinhos de denominação de origem.
Já exportamos 33% do vinho françês que chega ao Brasil, são 1,1 milhão de garrafas. Hoje este vinho tem um perfil de vinho regional básico, o primeiro preço, esperamos com esta e outras iniciativas ajudar aumentar a venda de vinhos de mais qualidade como os de Vin de Pays d'Oc ( vinho regional d'OC, o melhor dos regionais) e varietais. Porém nossa maior ambição é incrementar a participação no mercado dos nossos vinhos de denominação de origem, os AOC - Corbières, Minervois, Limoux, Coteaux du Languedoc, que hoje respondem por apenas 5,6%. Estes vinhos são de excelente qualidade e de preço muito competitivo, afirma Amalric.
Temos preço e qualidade para sermos líderes entre os franceses no Brasil, tanto em faturamento quanto em volume. Nosso objetivo a médio prazo é de ter a França num patamar equivalente ao de Portugal e Itália, para isto precisamos dobrar as nossas vendas. Depois teremos ambições mais ousadas", planeja Amalric.
5.11.07
Feirinha Sud de France e degustação vertical do Grand Opera

Veja o vídeo da Feirinha clicando em http://videolog.uol.com.br/video?278159
Foram degustadas as safras 88, 89, 90, 91, 93 e 2003, a safra atual. Um sucesso. Os vinhos estavam vivos, ricos e macios, com taninos bem domados, mostrando uma perfeita evolução. E muita harmonia entre cada milésimme, sempre preservando a mesma personalidade. O que confirma a regularidade no método de vinificação e a opção do enólogo.
Na quarta-feira, na SBAV, teremos uma segunda degustação vertical. Com os reputados brancos de Limoux, Toques et Clochers, da Sieur d'Arques, os tops do château Tour de Montredon e da Cuvée Mythique que será representada pela safra 98, aquela que recebeu nota 91 de Parker.
Na terça jantar no Pré-Catelan feito pelo chef Georges Rousset.
1.11.07
Fotos da noite de avant-première do Festival Sud de France



Na avant-première VIP do Festival, no Lounge Bar 121 do hotel Sheraton, o clima foi descontraído com a presença de proprietários de restaurantes, compradores, sommeliers, críticos e importadores. Deliciosos canapés que se harmonizavam com os vinhos do Sul da França forma preparados pelo chef Rogerio Siqueira. Um sucesso.