26.1.09

Padroeiro São Vicente castiga viticultor francês

Debate em Terra Vinea, na cave de Rocbère em Portel de Corbières, vendo-se à esquerda membros das confrarias gastronômicas vestidos a caráter.

Na última semana os viticultores franceses festejaram Saint Vincent, o seu santo padroeiro. Em plena quinta feira, dia de São Vicente, as chuvas começaram a castigar Bordeaux de forma implacável com ventos que atingiram mais de 190 km por hora. No Languedoc Roussillon os ventos de intensidade similar castigaram cidades e florestas. Árvores caídas, casas destelhadas, estradas, ruas, linhas de trem e aeroportos interditados. Borgonha onde ocorria a tradicional Saint Vincent Itinerante, que pela primeira vez acontecia em Chardonnay, na Côte Chalonnaise, a chuva torrencial impediu a festa ao ar livre. O vilarejo decorado lindamente com flores e bonecos vestidos de viticultores, para receber os manifestantes, tomou uma ducha de água fria que esvaziou o evento. Pelo visto a reza terá de ser mais forte e as preces mais constantes.As chuvas estão caindo na época certa, no inverno.
No Languedoc, como em outras regiões, nos festejos de Saint Vincent ocorrem debates, desfiles das confrarias, almoços festivos e degustação de vinhos. Um momento de encontro de produtores, autoridades públicas e população.