9.5.07

Diretoria da ABS-Rio faz curso de Análise Sensorial dos Vinhos do Sul da França


Paisagem de vinhedo em Lézignan-Corbières, na primavera, repleto de coquelicots, uma linda erva daninha típica na região é a paisagem que os diretores da ABS vão encontrar no Sul da França.



Como parte do esforço de divulgação dos vinhos do Languedoc-Roussillon o Sud France, organismo que reúne todos os sindicatos interprofissionais do Languedoc-Roussillon, o Grupo Vignerons de La Mediterranée e a cooperativa Sieur d'Arques-Aimery, estão oferecendo à diretoria da ABS-Rio um curso abrangente, em Narbonne, para que os membros desta possam aprofundar seus conhecimentos sobre os vinhos do maior vinhedo do mundo.
Segundo Bernard Devic, presidente de Sud France e do grupo Vignerons de La Mediterranée, o curso de "Análise Sensorial permitirá aos especialistas brasileiros ter um conhecimento das nossas diversas apelações, de seus territórios, suas características e especificidades". Já para Alan Gayda, Diretor Geral de Sieur d'Arques-Aimery, esta formação é uma oportunidade para travar contato com os sommeliers brasileiros e torná-los nossos porta-vozes no Rio de Janeiro."Precisamos de especialistas que divulguem a qualidade dos nossos vinhos, que falem do Sul da França, que conheçam nossa história, que remonta à antiguidade".
O curso será ministrado por dois enólogos com parte teórica onde serão apresentadas as diversas apelações, seu clima e geologia, corte permitido e métodos de vinificação. Haverá visita aos vinhedos e “châteaux” para ver como se conduz o cultivo das vinhas e para se ter um contato direto com o produtor e a região de produção. As degustações ocorrerão imediatamente após as aulas técnicas, no château de Jonquières, e durantes as visitas. Durante a noite os jantares terão sempre a presença de um produtor que irá apresentar seus produtos de forma convivial aumentando a interação com os participantes. A gastronomia e o enoturismo são assuntos que não passarão desapercebidos, afinal é do departamento do Aude, onde se dará o curso, que se origina o famoso Cassoulet. Alguns pontos turísticos imperdíveis serão visitados como o Canal du Midi, com seus 241 km e 63 eclusas, que liga o Atlântico ao Mediterrâneo e a cidade medieval de Carcassonne, ambos com status de patrimônio da humanidade segundo a UNESCO.
Para Rogerio Rebouças que formulou a programação e juntou os parceiros a formação é uma oportunidade para testar o conceito de Universidade do Vinho. Já para a ABS será um atalho para lançar no Rio um curso regular sobre o Languedoc-Roussillon, afirma Euclides Penedo, presidente da ABS-Rio.