2.7.07

Enoturismo no Canal du Midi- Château de Pouzols






Quando se navega pelo Canal du Midi no departamento do Aude e do Hérault, Sul da França, pode-se fazer uma bela visita à rota dos vinhos das denominações de origem Minervois, Saint-Chinian, Malepère, Cabardès, Corbières e Coteaux du Languedoc. Ver pequenas e aprazíveis cidadezinhas com suas igrejas, praças, monumentos aos mortos das duas grandes guerras, a prefeitura, a agência dos correios - La Poste e as escolas municipais, onde ainda se pode ler "Ecole de Filles e Ecole de Garçons". Num passado não muito distante as escolas de meninos e meninas eram separadas e do lado de fora a inscrição mostrava a separação física dos prédios destinados a cada gênero. Toda cidade francesa que se preza tem tudo isto. No Languedoc, onde o vinhedo é a paisagem dominante, toda cidade tem sua cooperativa de viticultores e ao menos um château.
Em Pouzols, no grotão do Minervois, vamos encontrar o Château que leva o nome da cidade e que está na família do barão de Fournas Fabrezan desde 1437. Foram 21 gerações até chegarmos a François Regie de Fournas e Claire, sua esposa, que seguem produzindo num vinhedo de excelência uma das glórias da denominação de origem.
Os vinhos regionais, vin de pays, são comercializados sobre o nome de Domaine de Fournas e os AOC sob a marca Château de Pouzols. O casal divide a tarefa no vinhedo enquanto François cuida da viticultura Claire se dedica à vinificação. O segundo vinho do casal é o Comtesse de Sodali, uma homenagem à Condessa que marcou época no século XV por ter tomado as rédeas da propriedade, com destaque, numa época em que as mulheres raramente assumiam estas funções. O vinho tem suas bases na casta mourvèdre, é generoso, aromas de frutas maduras bem presentes e de forte personalidade, como era Sodali. Já a cuvée La Gardye, outra homenagem, é primeiro vinho de François e Claire, é feito de uma equilibrada assemblagem de syrah, grenache e mourvèdre que nos proporcionam um vinho rico, longo e persistente.
A visita da propriedade e do belo castelo do século XVIII, edificado sob as bases do antigo celeiro do século XV, nos permite conhecer quadros que mostram a nobreza da família, degustar vinhos diretamente do barril na cave de envelhecimento e desfrutar de uma conversa erudita e simpática sobre a história regional e sobre como é importante a dedicação para se fazer um excelente vinho. É uma visita imperdível para os amantes do enoturismo.
foto 1- Condessa de Sodali, foto 2 - Claire na cave, Foto 3 -Vinhos cuvée la Gardye, Foto 3 O Casal François e Claire numa das salas do Château.