25.7.07

Combata o efeito estufa, beba vinho francês e defenda a Terra.



O jornal inglês The Times tem incitado seus leitores a preferirem os vinhos franceses em detrimento dos vinhos da Nova Zelândia. O nobre motivo é ecológico já que estes durante seu transporte até o Reino Unido emitem mais gases responsáveis pelo efeito estufa do que os vindo da França. E se a moda pega no Brasil?
Os vinhos que chegam da Europa, França em particular, fazem pequenos trajetos de caminhão e longos trajetos de navio, que sabidamente emitem um mínimo de gases. Pelo raciocínio os vinhos que chegam do Chile e Argentina são os grandes poluidores e aumentam o efeito estufa no planeta, pois percorrem milhares de quilômetros de caminhão, grandes poluidores. Junte-se a isto a má regulagem e o péssimo estado da frota de caminhões latinos. Ressalte-se que os europeus são obrigados a seguir rígidas normas de controle de emissão de gases.
No Sul da França, Languedoc-Roussillon, os caminhões percorrem em média 140 km até o porto de Fos sur Mer, em Marselha. Trajeto irrisório se comparado aos vinhos que procedem da Argentina e Chile. Na hora de beber bote a mão na consciência, pense no futuro do planeta, mostre que você ama a natureza e beba vinhos do Sul da França.
O setor de transporte é o principal responsável pela emissão de gases, como o dióxido de carbono, seguido de perto pela indústria como nos mostra o gráfico acima.
Ah, para não ficar só no transporte vale lembrar que na França é proibido o tratamento da excoriose, doença que destrói a vinha, com arsênico produto altamente tóxico e cancerígeno. Como o uso do arsênico é a única forma conhecida de combate, o viticultor francês é obrigado a arrancar o pé de vinha infectado. Isso é que é decisão politicamente correta.