14.12.07

A equação clima, seca, millésime e preços do vinho.


Já havíamos comentado aqui no Blog que o preço dos vinhos ia subir em 2008 devido a problemas climáticos e a quebras de safra. O cenário na Austrália, grande produtor de vinhos brancos, segue catastrófico, com uma seca que não acaba. Responsável por uma quebra de 30% na safra de 2007 o que influi num aumento imediato dos vinhos brancos varietais franceses, notadamente no Languedoc responsável por 60% da produção.
Outro aspecto interessante é que em 2007 foi um ano pequeno para a millésime de brancos na Borgonha o resultado se refletiu imediatamente no Leilão deste ano dos Hospices de Beaune que caiu de 6,5% em valor em relação ao ano anterior. Por outro lado os tintos se apresentaram bem melhor e os preços subiram 37,8% contra uma previsão de alta de 15%!
2007 foi um ano excelente no Languedoc-Roussillon em relação à qualidade dos vinhos, o que resultou numa imediata diminuição do volume produzido devido às questões climáticas, ataques de míldio e oídio e da "arrachage", retirada de pés de videiras só podemos aguardar um aumento dos preços e da qualidade. O que não quer dizer que estes aumentos venham a ser repassados ao consumidor. Isto devido a valorização do Real. A conferir.