12.6.08

DIVO humor e vinhos autênticos



Nas etiquetas pode se ler DIVO Nós não vendemos qualquer vinho.
Fazendo referência às etiquetas: do Château Mal Escolhido e do Côtes da Usina -"Você não cansou de beber estes vinhos?"

Muito se fala sobre a defesa do vinho autêntico, contra a internacionalização do gosto do vinho e sua pasteurização. Mas ninguém foi tão longe como DIVO (Defesa e Ilustração dos Vinhos de Origem) que desde 1936, na Suíça defende os vinhos de personalidade. Criado pelo jornalista e filósofo Constant Bourquin é além de um movimento de idéias, com uma revista trimestral e palestras nos quatro cantos da Europa, uma loja de vinhos europeus autênticos.
Combater a uniformidade dos vinhos com humor e lutar contra a corrente da massificação do gosto no ponto de venda não é tarefa fácil. Defender o vinho de personalidade, o terroir, a cultura, a casta autóctone enquanto jornalista é uma coisa. No campo de batalha contra Carrefour, Casino (Pão de Açúcar) e outros grandes supermercados é outra história.
Hoje temos grandes críticos como Dusser Gerber, que sempre defendeu o vinho autêntico e até mesmo um Parker que começa a valorizar as castas autênticas. Campeão da standardização é o Novo Mundo, Chile em primeiro, ganharam mercado padronizando gostos. Como me disse Francesco, PDG da Pernod Ricard no Brasil, "quando meu cliente for a uma prateleira comprar um vinho sirah quero que ele seja igual todos os anos, que ele não se confunda, que ele seja sempre o mesmo". É exatamente contra isto que luta o DIVO. E eu também e muitos produtores do Sul da França.

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