25.3.07

Syrah uma uva típica do mediterrâneo e do Sul da França


Típica do mediterrâneo e de todo o Sul da França faz parte da família das sérines como a marsanne, roussane e viognier; com débourrement tardio, vigor médio a bom; sensível à clorosa (carência de ferro), à seca, aos ácaros e ao verme da uva. Tem maturidade de segunda época, isto é, 12 a 15 dias após a uva chasselas. (A maturidade é definida segundo o desenvolvimento e amadurecimento do fruto de cada casta e em razão de suas necessidades de calor e de seu regime hídrico que determinam a precocidade relativa aos estados fenológicos e em particular da época de maturação da casta chasselas, utilizada como referência.) Conduzida tradicionalmente em poda longa, porém de mais em mais em poda curta com clones selecionados mais produtivos; dando vinhos bem encorpados, rico em taninos, ricos em cores, com aromas complexos frutados e florais (violeta, cassis, framboesa e especiarias). Uma bela uva.

Qual será o melhor syrah do mundo? Do Sul da França?


Pela primeira vez teremos um concurso para escolher o melhor vinho do mundo da casta syrah. É o Syrah du Monde que será realizado no Château de Ampuis, Côtes du Rhône, de 31 de maio a 1º de junho. A competição é aberta a todos os tipos de vinhos oriundos da syrah com no mínimo 75% a 85% conforme a legislação de cada país sejam rosé, tinto ou espumante. O júri terá no mínimo 50% de componentes internacionais e critérios rigorosos de qualidade. Com certeza teremos uma disputa acirrada com os vinhos do novo mundo. Os AOC Coteaux du Languedoc, sul da França, como os de La Clape e Quatourze, podem surpreender.
A escolha do lugar do concurso é emblemática, pois em Côtes-de-Rhône e por extensão nos vinhedos do Mediterrâneo que a syrah se implantou magnificamente. Sendo que ao sul de Côtes-du-Rhône, é a única casta admitida para os tintos de Côte-Rotie, Hermitage, Crozes-Hermitage, Saint Joseh e Cornas. Nos vinhos do Sul da França ela faz parte do corte obrigatório de diversas apelações, como do Corbières, mas sozinha será sempre um Vin de Pays, um varietal, questão de legislação.
A organização é do Forum Oenologie que realiza também os concursos dos melhores de Chardonnay, Efervescentes e Muscat do Mundo.