8.2.09

Forum Internacional de Negócios de Montpellier
















As longas mesas repletas de amostras de vinhos eram adiministradas por uma equipe de estagiárias em enologia que verificavam a qualidade de cada amostra e mantinham os vinhos na temperatura adequada.


Estiveram em Montpellier participando do FIA, Forum Internacional de Negócios de Montpellier o craque da sommelerie brasileira Dionísio Chaves representando a A&M Corporation do Brasil, Hamilton Almeida gerente de compras da rede de supermercados Super Nosso, de Belo Horizonte e o sommelier Alexandre Kuhas da importadora Celebrity de Curitiba . O evento é uma inciativa de Sud de France, promotora e fomentadora de exportação dos produtos regionais do Languedoc Roussillon,
Sua fórmula é muito eficiente e original convida uma centena de importadores de diversos continentes pagando transporte aéreo, local, hospedagem e alimentação e os coloca frente a frente com os produtores da Região. No primeiro dia uma grande degustação. Centenas de vinhos são colocados em mesas (foto) e o potencial comprador circula livremente e vai degustando e anotando o que interessa. Nas mesas Corbières, Coteaux du Languedoc, Minervois, Malepére, Limoux,... E mesmo Costières de Nîmes e Côtes du Rhône, todos do departamento do Gard, que fica no Languedoc. Estes apesar de estarem ligados ao sindicato do Rhône são administrativamente um produto da Região Languedoc Roussillon. Complicado não é?
Depois o comprador passa as informações para Sud de France que informa o produtor do interesse. Se produtor está de acordo é agendado um encontro de 45 minutos. Durante dois dias, num espaço tipo Rio Centro, ocorrem os encontros e as degustações. Na mesa comprador e produtor se apresentam e voltam a degustar os vinhos. A porta está aberta para futuro envio de amostras e negociação de preços. O produtor paga 100€ por encontro e outro tanto por garrafa colocada na degustação. O que por si só é uma seleção.

O resultado é que os encontros só ocorrem quando os dois querem. Eu busquei importadores mexicanos e fiz o pedido no sentido inverso. Pouco usual, mas deu certo.
O programa é assim: no primeiro dia degustação, no segundo e terceiro visita aos vinhedos, castelos e pontos turísticos, como forma do importador se ambientar, conhecer mais o Languedoc Roussillon. No quarto e quinto dia os encontros comerciais. Na última noite um jantar de gala na abadia medieval de Valmagne, oferecido pelo CIVL, Comitê Interprofissional dos Vinhos do Languedoc, encerrava o evento.
Um sucesso.


Esquerda-Os representantes brasileiros Alexandre Kuhas, Dionísio Chaves e Hamilton Almeida na abadia de Valmagne. Abaixo-Dionisio Chaves conversa com o diretor executivo do CIVL, Axel de Woillemont.