23.4.08

Saia da mesmice descubra a Cuvée Mythique branca


Ontem tive o prazer de estar na CDC Enoteca, do José Luiz Botelho, São José dos Campos, ajudando a importadora Reloco a promover e lançar alguns rótulos. Eram 35 vinhos em degustação todos muito interessantes. Alguns fantásticos como o merlot e o rosso do Coppola. Mas me atenho ao Cuvée Mythique branco do Les Vignerons de La Méditerranée. Não pensem que vou fugir do tema das castas, não.
O Mythique é resultado do desejo de dois mil produtores, desta cooperativa de comercialização, de produzir um grande vinho que representasse a alma dos vitivinicultores do Languedoc. Apenas 45 foram selecionados para participar deste vinho branco classificado como vin de pays, vinho regional, por ultrapassar as fronteiras das diversas denominações do LanguedocA assemblagem é bastante singular com 40% de roussane, 20% de marssanne, 20% de viognier e 20% de grenache branca.
O corte simplesmente te tira do habitual, te transporta pro novo e te oferece novas sensações. No nariz um complexo buquê floral, na boca boa acidez, caramelo, mel e mais flores. Tem boa persistência e termina muito bem. Harmoniza tanto com peixes e frutos do mar como com comidas exóticas, tailandesa inclusive. Foi um sucesso de público encantou as mulheres e agradou aos homens. Amanhã comento um pouquinho sobre estas castas indígenas do Mediterrâneo. Saia da mesmice.