24.8.09

Começou a colheita 2008 no Languedoc


No Languedoc Roussillon a colheita já começou, como sempre é a primeira da França. Nesta segunda em Limoux a cave de Aimery - Sieur d'Arques começa a sua colheita de AOC chardonnay para os espumantes e do Pinot Noir AOC nos territórios mais quentes, Autan e Mediterranéan, situados entre 100 e 200 metros de altitude. Este ano a colheita começa uma semana antes do que em 2008. Em seguida será a vez dos territórios mais frios o Oceânico (Océanique) situado entre 200 e 300 metros de altitude e o Alto Vale (Haute Vallée) acima de 400 metros.
Do ponto de vista qualitativo as uvas estão sãs e com bom equilíbrio açúcar - acidez afirma o diretor técnico de Aimery, Guilhem Marty. "Nós temos todas as razões para estarmos otimistas, pois o tempo seco e quente das últimas semanas vai nos proporcionar uva em perfeito estado sanitário. O stress hídrico vai atrasar algumas parcelas, mas aqui em Limoux o solo é argilo calcáreo que retém a umidade. Outro fator importante em relação àos outras denominações do Languedoc é de estamos numa região que sofre menos com o calor devido à altitude e a influência oceânica. Teremos uma colheita menor em uvas brancas e maior em tintas do que no ano anterior".
As colheitas dos vinhos AOC de Limoux são feitas em caixas onde os cachos são depositados delicadamente para evitar que os bagos sejam amassados, para evitar a oxidação ou início de fermentação e garantir uma vinificação de alta qualidade. O volume este ano deve ser o mesmo do ano anterior com 150 mil hectolitros, prevê Marty diretor de Sieur d'Arques.