22.5.07

Imprensa francesa dá destaque à visita da ABS-Rio de olho no mercado brasileiro



Os sommeliers brasileiros foram destaque na imprensa do Sul da França , La Dépêche du Midi, durante visita à Cooperativa Sieur d'Arques/Aimery, em Limoux. A ABS-Rio fez em Limoux a segunda etapa do curso de Análise Sensorial dos Vinhos do Sul da França. A formação foi realizada por Laurent Mingaud, enólogo e diretor de exportação que explicou as origens do brut, as características da denominação Limoux e sua divisão em quatro territórios nitidamente diferentes em razão do clima ou do solo. Diferenças que ficaram nítidas durante a degustação.
No almoço nos subterrâneos da cave de envelhecimento participou Alan Gayda, diretor geral e ex-presidente da Associação de Enólogos da França. Destaque para a excelente harmonização do merlot-grenache Haut Clochers com o cassoulet, prato típico local. Segundo a professora da ABS Ligia Peçanha não apenas o vinho era ótimo como era também a assemblagem das suas uvas preferidas." Finalmente meu sonho se realizou e encontrei o corte dos meus sonhos", exclama Ligia.
Durante a degustação toda a gama de vinhos da Sieur d'Arques/Aimery foi provada, dos mais simples aos complexos chardonays do leilão Toques et Clochers. Nenhum ficou abaixo de 80 pontos e os grandes romperam a barreira dos 90. Mas estes são pauta outra reportagem.
A importância do Brasil enquanto mercado consumidor de vinho está crescendo no mesmo ritmo do consumo brasileiro, isto é, rapidamente. Limoux famosa por ser o berço do brut e da Blanquette de Limoux tem aumentado suas exportações anualmente, pois o consumo de vinho na França tem diminuído, apesar de se situar em patamares muito elevados (75 l/ hab). Aimery reúne 500 produtores cooperativados e produz 65% de todo o vinho da denominação de origem Limoux. A região tem na indústria do vinho sua principal atividade.