15.10.08

"Le vin Primeur est arrivé", o Vinho novo chegou. Vendas em alta.


Chega nesta quinta-feira, dia 16 de outubro o primeiro vinho novo da França. Depois da explosão da venda dos rosés no último verão francês e também no mundo a fora chegou a vez do vinho novo, o vinho primeiro. A cada ano no Languedoc este ganha mais espaço e a sua chegada é sempre uma festa nas cidades. Um verdadeiro encontro eno-gastronômico dos amantes do vinho. A colheita tardia deste ano estão terminando no Languedoc-Roussillon.
Os vinhos deste outono serão vivos, leves, de boa acidez, cores quentes que tendem para o laranja e que exaltam os aromas de frustas frescas. É a hora de tomar uma taça com os amigos.

Como de hábito os vinicultores abrem nesta quinta feira seus vinhos para que o público possa descobrir os vinhos novos. Este ano serão mais 270 mil garrafas que em 2007 apenas no Aude, o mais importante departamento produtor do Languedoc. Este vinho de sede terá repartido assim no Aude: 83% tinto, 17% branco e 1% rosé.
A festa "Saveurs de l'Aude" começa nesta quinta, dia 16 e termina no dia 21 por todo o departamento. Vale lembrar que o primeiro vin primeur da França é do Aude. Quem sabe algum importador pega a onda e traz no ano que vem?