12.5.08

"Dix de Pech Rouge" tem apenas 10º vol



Alunos do curso de Enologia para brasileiros no Sul da França vão conhecer vinho experimental do INRA (Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola) que tem apenas 10º de álcool. O centro de pesquisa Pech Rouge do INRA, no vilarejo de Gruissan, no Languedoc, Sul da França, desenvolveu e acaba de lançar o "Dix de Pech Rouge”. Fruto de muita tecnologia: nova variedade de pés, leveduras, técnicas de fermentação, enfim tudo menos OGM, precisa Jean-Louis Escudier diretor do Instituto.
Mas por qual motivo fazer um vinho a 10º vol.? Simples questão de facilitar a vida de quem vai dirigir, por exemplo. Não é um grande vinho e não era este o primeiro objetivo da pesquisa. O vinho original deveria atingir mais de 14ºvol. Os primeiros dois graus o consumidor sequer percebia a diferença. Mas fomos mais longe. As pesquisas foram apoiadas por grandes indústrias como Pernod Ricard e pela Federação Nacional de Vinhos Regionais.
Lembro ao leitor brasileiro que na França e na Europa a fiscalização da polícia para combater o excesso de álcool no volante é rigorosa e intensa. O uso de teste com bafômetros, especialmente à noite e na saída de bares e mesmo de restaurantes é muito comum.
A qualidade do vinho? Vamos provar juntos na próxima semana, mas não esperem muito, é um vinho pro dia a dia. Afinal, é o primeiro teste. O preço um é um pouco salgado 4€. O que se justifica pelo grande uso tecnológico nesta fase experimental e pelo pequeno volume produzido. Qual seria o preço justo para um vinho dia a dia? Entre dois e três euros.