13.2.08

A revista bimestral francesa Cuisine et Vins de France apresenta nesta edição de fevereiro-março seu novo projeto editorial. A nova fórmula dá ênfase à harmonização vinho e gastronomia buscando assim se aproximar dos leitores. Uma cozinha mais barata, fácil, bem feita, equilíbrada e nutritiva. Dentre as novidades receitas com no máximo três ingredientes, cardápios "bem-estar", "caderneta natural" apresentando as novidades orgânicas e a do chamado comércio justo, um modismo francês e artigos contando "a saga de um produto mítico".
Do lado do vinho a revista tem três tópicos em destaque: os vinhos, os vinhedos e um prato um vinho. Na seleção os vinhos desta nova edição dois vinhos do Languedoc um vin de pays de l'Hérault e um Coteaux du Languedoc. Vinhos para serem bebidos entre amigos.

Nesta linha sugiro um que é vendido no Brasil pela Nunes Martins (21 21074700) o Tour de Montredon Les Capitelles, AOC Corbières tinto, muito bom e baratinho. Segundo o estrelado chef Roland Villard um "vin de copains" para beber entre amigos, quem frequenta sua casa sabe disso.

Acho legal falar sobre os vinhos menos pretensiosos, representativos da denominação de origem e agradáveis. São os que chamo vinhos dos mortais. Aqueles que conhecemos e bebemos no nosso dia a dia.