29.3.07

A ascensão dos Grands Crus do Languedoc e do Roussillon


O livro Les Grands Crus du Languedoc e du Roussillon, de Michel Smith e Olivier Poussier conta a saga dos viticultores e seus vinhedos desde a época Romana até nossos dias. Abrange vinhedos de Nîmes a Colliure. Conta episódios marcantes da história dos viticultores como a revolta de 1907, mas faz também uma seleção criteriosa de 160 propriedades que os autores classificam de Grand Cru.
Apaixonados passeiam um pouco por cada uma das apelações do Sul da França e também por seus vinhos regionais. Obra imperdível para quem quer conhecer mais sobre esta região que encantou Roma e Tito Lívio com seus vinhos.
Michel Smith é jornalista especialista em vinhos e colabora com Revue du Vin de France, Cuisine et Vins de France, Saveurs e Balades Gourmandes. Olivier Poussier foi eleito o melhor sommelier do mundo em 2000. Leve fé quando eles analisam os vinhos do Sul da França, pois são rigorosos e imparciais. Les Grands Crus du Languedoc e du Roussillon, de Michel Smith e Olivier Possier, edições Renault, 2006, 45€ ou menos pela internet.

Foire aux Vins ou Feirão dos Vinhos

Neste momento na França começam os Foire aux Vins da primavera, o principal é entre setembro e outubro, depois da colheita. Para quem não conhece é um momento não apenas de venda de vinhos "encalhados", queima de estoque ou de oportunidades para os clientes. Muitos produtos que não são vendidos regularmente em um supermercado, cavista ou loja virtual são oferecidos. Mesmo restaurantes participam apresentando momentaneamente vinhos que não constam da sua carta habitual. O Feirão abre oportunidade para novos produtores, testa novos produtos e atrai milhares de consumidores. Uma fórmula que poderia funcionar muito bem no Brasil.
Neste momento, aqui na França, mesmo supermercados hard discount colocam produtos de alta qualidade para sua clientela. Carrefour e Casino, no Brasil Pão de Açúcar, fazem o mesmo com grande destaque em seus encartes. É interessante notar que muitos consumidores aproveitam este momento para comprar novidades que normalmente não estão na gôndola, pois como é o Foire aux Vins os produtores lutam para participar e oferecem preços diferenciados para este momento, na expectativa de que seus produtos sejam bem aceitos e encontrem novos consumidores. O lojista também tenta neste momento sair da mesmice e atrair a curiosidade de sua clientela. O Carrefour mais próximo da minha casa, em Narbonne, Sul da França, cidade de 60 mil habitantes, colocou mesmo um sommelier para orientar os clientes, pois havia tantos vinhos novos de diferentes procedências da França e até do exterior que se fazia necessária uma orientação para os mais interessados. Afinal, a população Sul da França é bairrista como no Rio Grande do Sul e dá preferência aos vinhos locais.
Os descontos variam de 5 a 50% mas isto não é o mais importante, relevante é que muitos simplesmente aparecem nas prateleiras e cartas de vinho pela primeira vez.