22.4.08

Seja um Don Juan, seja autêntico


Ia falar hoje sobre uma outra casta do Mediterrâneo, a grenache, mas pincei uma conversa legal no Fórum Enológico e resolvi dar um pitaco. O papo é sobre a pontuação ou avaliação dos críticos americanos. Ou será do crítico? O artigo de Dan Berger, clique no link acima, afirma que componentes genéticos ajudam a determinar sua preferência na escolha dos vinhos. Ora quantas vezes compramos um vinho recomendado por um crítico e nossos gostos não batem? Ou para não nos deixarmos influenciar direi – “quantas vezes degustamos um vinho e nossa apreciação é bastante diferente da avaliação de um crítico badalado?”.
Pode ser genético? Mas também pode ser cultural, boca torta pelo hábito, pode ser gosto simplesmente, o qual pode ser explicado geneticamente, pode ser momento ou um monte de coisas. Tem gente que ama Bordeaux, que detesta Borgonha e que desconhece o Languedoc. Quem não conhece uma região às vezes estranha o vinho. É como provar uma comida diferente você pode adorar de primeira ou demorar um pouco até se apaixonar. Ou simplesmente não gostar mesmo.
Pode ser explicação genética? Claro, afinal biologia nada mais é do que uma superquímica me ensinou Josimar, meu professor de biologia em priscas eras. O que seria das loiras se todos amassem as morenas?
Mas vinho é mais do que gosto. Cada vinho é uma descoberta. Cada garrafa uma nova aventura. Seja um Don Juan. Prove todas, desfrute de cada momento agradável que o vinho possa lhe proporcionar. Tenha você mesmo sua opinião, seja você mesmo o seu crítico. Seja sincero. Deixe que seu paladar o guie, aperfeiçoe-se, deguste, leia e estude. Sofrer influência de um ou de outro é saudável e normal. Todos os grandes pintores foram influenciados. Os melhores suplantaram os mestres ou criaram sua própria escola.
O mais importante é ser autêntico como as castas do Mediterrâneo. Amadureça lentamente como a Mourvèdre no Sul da França e extraia as melhores sensações possíveis de suas papilas gustativas. Santé.