11.5.07

ABS-Rio degusta os melhores Corbières e descobre seus diferentes terroirs


A primeira aula do curso de Análise Sensorial de Vinhos do Sul da França terá uma apresentação dos 11 territórios dos Corbières pelo produtor Jean-Pierre Mazard, um entusiasta da região que produz alguns dos melhores e mais marcantes vinhos da apelação, todos os anos presente no Guide Hachette. Para abrir a degustação teremos os vinhos varietais da Reserve Saint Martin, produzidos por Vignerons de La Mediterranée, com excelente relação qualidade (pontuação na Wine Spectator oscilando na faixa dos 80 pontos) e preço (abaixo de 4€ no mercado local). Em seguida o Marsellan do Cellier Charles Cros e seus Corbières dos territórios de Lagrasse e parte em Boutenac: Château Ribaute Cuvée François Le Noir (medalha de Ouro em Paris 2003), Grande Délicatesse (medalha de prata no Concurso Corbières 2003) e Délicatesse(medalha de bronze em Paris 2005). Depois será a vez de um Corbières de forte influência do Mediterrâneo o Château Tour de Montredon com sua famosa cuvée Hubert Azam, uma estrela no Guia Hachette. Não vamos nos esquecer do AOC rosé de Névian, uma referência e novamente medalha de ouro em Paris este ano. O reputado Limited Release da Cuvée Mythique de Vignerons de la Mediterranée. A cuvée Mythique foi o primeiro vinho do Languedoc a obter nota superior a 90 no guia de Robert Parker, com a safra 1988, um ano excepcional. E claro, os vinhos do Domaine Serre Mazard, do território de Saint Victor, alto Corbières, novamente medalha de ouro no concurso dos Corbières com a Cuvée Annie.
Após o almoço o curso segue com aula na Abadia de Fontfroide, que já nos deu um Papa, com o enólogo Vincent Dubernet, que fez parte de sua formação no sul do Brasil. Aqui vamos degustar os vinhos da Abadia e dentre eles o único tinto 3 estrelas e Coup de Couer da apelação, na atual edição do Guia Hachette.
No jantar haverá um encontro com o presidente de Sud de France, Bernard Devic que também é o vice-presidente de VINISUD, a segunda maior feira de vinhos da França.