7.9.09

II Concurso ABS/Sud de France de Vinhos do Sul da França


No Rio, Sud de France em conjunto com a ABS realizará dia 5 de outubro, às 19 horas, uma degustação de vinhos do Languedoc Roussillon nos salões do hotel Sofitel, em Copacabana. Palco também da entrega dos prêmios do II Concurso ABS/Sud de France dos Vinhos da região vendidos no Brasil. Durante a degustação além dos vinhos que disputaram o concurso haverá vinhos da Barrinhas, Winery, Reloco, Vitis Vinífera e Decanter. Outras importadoras devem confirmar participação nos próximos dias. No salão também teremos drinks à base de vinhos e água Perrier que é do Languedoc, bufê de queijos e estação de massas quentes com molhos ao sabor do Languedoc Roussillon especialmente preparadas pelo chef Roland Villard, Embaixador do Sul da França no Brasil.
O II Concurso vai conferir medalhas de ouro, prata e bronze aos vinhos, classificando-os conforme sua qualidade. Os importadores receberão etiquetas para colar nas garrafas com a assinatura dos dois parceiros. A seleção começa pela manhã na sala vermelha do Le Pré Catelan e a grande final acontece à tarde. O júri é formado por especialistas da ABS e jornalistas especializados.
Os convites estão à venda na ABS Rio. Sócios 40 reais e convidados 60 reais. Apenas 100 convites disponíveis. Os convidados receberão uma taça ISO personalizada da Sieurd'Arques/Aimery, qualidade Cambé, para a degustação.

III Festival Sud de France - 2 a 12 de outubro

O Festival Sud de France é uma idéia que começou há três anos no Rio, cresceu e inclui desde o ano passado Belo Horizonte e São Paulo. Hoje ganhou mundo e chegou à Cidade do México Londres, New York e Xangai.

No Ano da França no Brasil acontece o III Festival Sud de France no Rio, São Paulo e BH de 2 a 11 de outubro. São dezenas de restaurantes, delis, empórios e supermercados que vão oferecer os melhores vinhos e receitas do Sul da França para você. Alguns eventos vão permitir aos amantes do vinho descobrir novas castas, lançamentos, assistir palestras e falar com os maiores produtores do Languedoc Roussillon. Estão vindo para o Festival Bernard Devic, diretor geral de Les Vignerons de La Mediterranée, maior empresa do Languedoc, Gerard Bertrand da empresa homônima, outro peso pesado, Alain Gayda ex-presidente da União de Enólogos da França e diretor geral de Sieur d’Arques e seu diretor de exportação o enólogo Laurent Mingaud, o diretor geral de Rocbère, Henri Forgues, maior produtor do AOC Corbières, a maior denominação do Languedoc que é o maior vinhedo do mundo. A diretora de Sud de France, Elodie Le Dréan completa a lista e acompanha de perto os eventos e promoções. Como se fosse pouco junta-se ao grupo o deputado-prefeito de Limoux, a cidade berço do primeiro espumante do mundo, Jean Paul Dupré.

Para realizar um trabalho em escala nacional Sud de France estabeleceu parcerias com as entidades do segmento vinho no Brasil: ABS Rio, ABS MG, SBAV SP e SBAV MG. Além das vinícolas outra empresa que tem sua origem no Languedoc, no departamento do Gard, a água Perrier, também participa. Outro ator importante são os importadores que são os responsáveis por dar capilaridade ao evento. Diferente de outros festivais onde tudo acontece em um só lugar o Festival Sud de France acontece sempre pertinho de você. No Rio os supermercados Mundial e Zona Sul estarão dando descontos especiais para os vinhos do Languedoc-Roussillon durante o período do Festival. No Lidador, La Botella, Espírito do Vinho/Decanter e Garcia & Rodrigues haverá também promoção e degustação dos vinhos desta região. Em Minas Gerais o Super Nosso faz promoção e degustação durante todos os dias do Festival, a loja da Decanter também faz promoção. Em São Paulo Fogo de Chão, Le Vin Bistrô do Jardim Paulista, o Norte Grill, a Osteria Petuline e o Café Jornal terão menus harmonizados com vinhos do Sul da França. Dezenas de outros restaurantes e lojas estão começando a confirmar participação.
Uma das referências do Festival, os hotéis Sofitel e o embaixador do Sul da França, o chef Roland Villard, recebem este ano o chef Lionel Giraud, cujo restaurante tem uma estrela no guia Michelin, vem ao Brasil com o apoio da TAM. Ele vai preparar um menu gastronômico do Languedoc no P.Verger em São Paulo nos dias 6 e7 e nos dias 9 e 10 no Pré Catelan do Rio.