29.2.08

Concurso Geral Agrícola de Paris vale mais que Parker para consumidor francês


As medalhas do Concurso Geral Agrícola de Paris, CGA, são as mais disputadas pelos viticultores e agricultores franceses. Desde 1870 este busca premiar os melhores produtos franceses seja vinho ou outro alimento. Organizado anualmente pelo Ministério da Agricultura é a mais cobiçada recompensa para o produtor.
A cada ano durante o Salão da Agricultura em Paris 3400 jurados representando todas as partes envolvidas no circuito do vinho, isto é, produtores, distribuidores, técnicos, enólogos, comerciantes, sommeliers e enófilos selecionam, julgam e elegem os melhores vinhos de cada região de produção. É um acontecimento nacional de grande repercussão e sua abertura é sempre feita pelo Presidente da República. Um enxame de políticos circula durante o evento. Vale lembrar ao leitor que a França é um país agrícola e que sua população mora em sua grande maioria em pequenas cidades com menos de 100 mil habitantes. Se fôssemos traçar um paralelo com o Brasil seria como Minas Gerais e suas centenas de municípios.
A tradição e a importância de ser reconhecido por todo o circuito do vinho conferem à medalha seja ouro, prata ou mesmo de bronze um prestígio e uma vantagem no momento da escolha do produto por parte do consumidor. Vale lembrar que o mercado do vinho francês é o primeiro mercado do produtor local. Dentro do Hexágono R. Parker, Wine Advocate, Decanter, Wine Spectator, Jancis Robinson e outras referências anglófonas possuem um peso muito menor do que o do CGA e outros importantes concursos como Macon, Orange e mesmo de concursos regionais. Outra grande referência local é o prestigiado Guide Hachette.
Dos vinhos que me lembro estão no Brasil ou a caminho levaram medalhas de ouro os Domaine Cazes e seu Côte de Roussillon orgânico, Rocbère com seu Corbières Thésaurus, Gerard Bertrand com o Corbières Hait Saint Georges, Cellier Charles Cros com Arpége rosé, Cellier Saint Damien com Domaines Serres tinto envelhecido em barris de carvalho, Cooperativa de Berlou com Château des Albières Saint Chinian Berlou e Rouquette sur Mer com seu rosé La Bergerie de La Clape e Sieur d'Arques com três brancos Toques et Clochers, duas Blanquettes e duas Crémant. Um grande vencedor com certeza. Pode ser que falte alguém nesse caso minhas desculpas e, por favor, me avise.