13.12.07

Toques e Clochers II


O leilão é de barris que comportam 300 garrafas. Cada vilarejo da denominação de origem Limoux pode participar com no máximo dois barris. A disputa para produzir os vinhos do leilão de Toques e Clochers começa na seleção do produtor e de sua parcela. Os selecionados têm um acompanhamento rigoroso e o rendimento do hectare cai de 45 hl para 30hl a fim de aumentar a concentração e as qualidades organolépticas dos vinhos afirma Alain Gayda, diretor geral. Tanto em Wine Spectator como em R.Parker nossos barris do leilão superam a marca dos 90 pontos.
O Leião é também um grande evento que faz conhecer melhor esta denominação de origem, a cidade de Limoux e seu entorno, onde encontraremos a abadia de Saint Hilaire berço do primeiro brut do mundo em 1531.
Limitado a 1000 participantes Toques et Clochers terá, pela primeira vez, uma mesa de brasileiros criteriosamente selecionados por este blogueiro. Serão importadores, consultores e jornalistas que estarão presentes descobrindo este grande evento do Languedoc e seus vinhos.
O primeiro chef a presidir Toques et Clochers foi Pierre Troisgros há 19 anos, que estará de volta, com seus filhos em 2009, dentre eles o "brasileiríssimo" Claude do Bistrô 66.

Este é um evento do qual toda a cidade participa, inclusive o arcebispo de Carcassonne afinal, parte dos recursos é utilizada para a restauração dos campanários das centenárias igrejas de Limoux. Outra curiosidade é que o Carnaval de Limoux é o mais longo do mundo com duração de 90 dias.