10.10.07

As atrações do Festival de Sabores do Sul da França

Chef Georges Rousset


Limoux e Sieur d'Arques/Aimery
Limoux foi o berço do primeiro espumante do mundo em 1531, mais de 100 anos antes de champagne. Considerada a melhor cooperativa da França, desenvolveu uma joint venture com a baronesa Philipine de Rotschild quando esta se instalou na região. Seus vinhos brancos alcançam altas notas junto aos especialistas. Este ano na nova edição do Guide Hachette, a Bíblia francesa de vinhos, suas Blanquettes e Crémant foram incensadas.
No Brasil os vinhos da linha Aimery e Aigle estão no Zona Sul com destaque para o Crémant de Limoux cuvée 1531, os varietais chardonnay, pinot noir, syrah e o Aigle rouge, uma assemblagem merlot/grenache.
A Bulle Nº 1 Blanquette de Limoux de Sieur d'Arques terá seu lançamento no Brasil antes deste ocorrer nos EUA. A versão milesimada, cujo vinho de base é envelhecido em barris de carvalho, chega pelas mãos da Vitis Vinifera. Já a versão não safrada e que não passa por barricas pode ser encontrada nas lojas Dufry do Free shop, nos aeroportos do Rio e SP.

Cave Rocbère
Responsável por 10% do volume dos vinhos da denominação de origem Corbières, a Rocbère envelhece seus vinhos em Terra Vinea, sua cave de envelhecimento situada a 80 metros de profundidade numa antiga mina de gesso. Além de possuir condições ideais para o armazenamento das barricas, é uma bela atração turística. Seus vinhos no Brasil são Reserve de Beaulieu, Rocbère Grande Reserve e Grand Opéra.

Val d'Orbieu
O grupo comercializa alguns dos melhores vinhos do Languedoc como a Cuvée Mythique, o primeiro vinho da região a obter uma nota superior a 90 no guia de Robert Parker, o Tour de Montredon cuvée Hubert Azam, Domaine de Blanquières e Château Ribaute cuvée François Le Noir. Todos premiados no Concurso Agrícola de Paris. Cada um destes vinhos é elaborado em cada uma das 100 propriedades, que pode ser um pequeno vinhedo de 20 ha, cabendo a Val d'Orbieu a estocagem, assemblagem, engarrafamento e a comercialização. Quem planta, cultiva e vinifica é sempre o produtor. Seu presidente executivo, Bernard Devic, é o presidente de Inter Sud France e vice-presidente de Vinisud, a segunda feira de vinhos mais importante da França.

Maître cuisinier Georges Rousset
Georges Rousset, Maître cuisinier, autor de dois livros, referenciado em diversos guias, após receber sua primeira estrela no Guide Michelin, cansou de se submeter às exigências do guia e se dedica mais à difusão da gastronomia do Languedoc e a satisfazer os caprichos de seus exigentes clientes. Estará no Sofitel revelando os sabores do Sul da França para os cariocas.