11.7.07

França é campeã do mundo em rosés




A França é hoje o primeiro produtor mundial de vinhos rosé na frente de Italia, Espanha, América do Norte e do norte da África. O consumo francês também aumentou neste segmento, o market share do rosé subiu de 8,4% para 14,7% entre 1991 e 2003. Os tintos perderam 15,2% de mercado no mesmo período. No Brasil também está acontecendo um movimento semelhante, mas quem perde me parece ser o segmento dos brancos. Nas prateleiras ou cartas de vinho de restaurantes a oferta de vinho rosé é a cada dia maior.
É bem verdade que a denominação mais famosa do Hexágono é a dos rosés da Provence, seguido do Anjou. Mas quem também começa a desembarcar no Brasil com força é o rosé do Sul da França: Coteaux du Languedoc, Corbières ou VDP d'OC. O Supermercado Zona Sul está colocando nas suas prateleiras, na próxima semana, o syrah rosé da linha Aimery. Esta já faz um enorme sucesso entre os cariocas e mineiros com seu pinot noir e chardonnay, campeões do custo benefício.
Bebida típica de verão na França o rosé tem tudo para ser o queridinho dos cariocas. Cor linda, refrescante, frutado, alegre e charmoso vai ser uma alegria nos quiosques da orla ou à beira da piscina tomar um rosé do Languedoc.