21.6.07

O dia a dia em VINEXPO





Degustar, conversar, participar de debates, descobrir novidades, ver lançamentos, fazer política em diversos idiomas, sempre em torno do vinho, isto é Vinexpo. Quem pensa que não se faz política aqui está enganado. Os sindicatos de denominações, as federações e os políticos tentam mostrar aqui que seus programas são eficientes, que o dinheiro é bem investido e que há retorno. Tudo isto no meio de milhares de degustações.
O centro hoteleiro de Bordeaux fica do outro lado do Lago e uma longa passarela permite um rápido acesso (foto). Mas o privilégio de se hospedar em Bordeaux Lac é só para os prevenidos que reservaram com dois anos de antecedência. Quem deixou para fevereiro deste ano ficou, se teve sorte, em Cestas, uma saída bem longe do outro lado de Bordeaux. Os outros foram parar fora dos limites da grande Bordeaux.
As inscrições pela internet nem sempre funcionam mas basta estar com um cartão de visitas que uma simpática recepcionista (foto) faz seu credenciamento na hora e sem fila. Uma maravilha. Os restaurantes e lanchonetes caros, com fila e qualidade mediana, mas limpos e com bom aendimento. Normal numa feira.