8.12.08

Até o WSJ vende vinhos nos EUA

O filão da venda do vinho pela internet não para de crescer. Ano passado 7% da venda de vinhos nos EUA foi feita pela internet. Com a crise a tendência é que este percentual aumente. Explico. O custo de distribuição nos EUA gira em torno de 50% do preço do vinho e a retirada de um elo desta corrente pode representar a economia para o consumidor de 20% a 35%. Com este raciocínio e tendo um grupo de leitores cativos de alto poder aquisitivo o Wall Street Journal lançou o seu site de venda de vinhos- www.wsjwine.com
O curioso é que ele coloca os vinhos do Languedoc Roussillon como sendo do Midi. Midi designa a região sul do país, como o Mezzogiornona na Itália. Mas não possui um significado maior no que concerne a regiões vitícolas. No site encontramos três vinhos do Languedoc Roussillon: Mas de Daumas Gassac reserva tinto, Vin de Pays d'Oc e Blanc Neuf La Bastide, Vin de Pays d'Oc e o Château Portal Minervois, como diz o nome um AOC Minervois. Uma pequena amostra da região, porém representativa de sua qualidade.
Esta seleção mostra grandes vinhos sendo dois VDP, isto é, que possuem um corte diferente do autorizado para a região para serem classificados como AOC. No entanto o rendimento e o método de condução lhes garantiriam as condições para de AOC. Na boca então nem se fala, são excelentes. Na boca então nem se fala, são excelentes. Quem sabe a Gazeta não lança seu site de vendas?