1.7.08

II Festival de Sabores do Sul da França chega a SP e BH




O primeiro Festival de Sabores do Sul da França aconteceu ano passado, em novembro, no Rio, Niterói e em Búzios. Este ano os franceses do Languedoc Roussillon estão impossíveis e de 2 a 12 de outubro, vão levar o Festival a São Paulo e Belo Horizonte. O evento cresceu geograficamente, abrangendo os maiores estados do Sudeste e por conseqüência um público maior. Além disto, a expectativa é de que a participação dos restaurantes que foram 75 em 2007 ao menos dobre em 2008. As lojas especializadas e supermercados participantes devem ter um grande aumento. Tudo vai depender da atuação dos importadores, a mola mestra do Festival, que na primeira edição foram cinco e que nesta devem ser quinze.


As atrações
A mecânica básica é a mesma, cada restaurante ou loja que participar terá seu nome inserido nas peças publicitárias (VEJA, Gula, Wine Style, ...). Para os anúncios voltados para os restaurantes haverá um cupom que dará direito a uma taça de vinho, oferecida pelo importador parceiro, se acompanhado de um prato do Sul da França.
As lojas e supermercados terão degustação no ponto de venda dos vinhos dos importadores parceiros. A vantagem desta mecânica é a facilidade de medição dos resultados e a força de atração promocional para o consumidor/leitor.


A Feirinha dos vinhos do Languedoc será num grande hotel de São Paulo. Seu foco é o profissional: lojista, dono de restaurante e sommelier. O público amante do vinho pagará ingresso para a degustação e poderá entrar num segundo momento.


A degustação vertical e de grandes vinhos do Languedoc deverá ocorrer em São Paulo na SBAV ou ABS e será o momento de descobrir a longevidade dos vinhos do Sul da França e a sua alta qualidade.


A Avant Première do Festival será no Rio de Janeiro, caixa de ressonância do Brasil, com um público vip quando serão apresentadas à imprensa, formadores de opinião e principais atores do mercado os novos vinhos e as novidades do II Festival. Em parceria com a ABIH-RJ.
Palestras sobre vinhos devem ocorrer na ABS e SBAV.
Um grande chef do Languedoc irá assinar o menu do Le Pré Catalan, no Sofitel Rio e do Aquarelle, no Sofitel São Paulo.

As novidades
1º Concurso ABS de vinhos do Sul da França no Brasil.
Em parceria com as ABS Rio, ABS SP e novamente a ABIH-RJ realizaremos num grande hotel do Rio de Janeiro este primeiro Concurso. Todos os vinhos vendidos no Brasil do Languedoc Roussillon poderão participar. Haverá o tradicional prêmio de excelência, com medalhas de ouro, prata e bronze. Um prêmio extra para os campeões de custo benefício premiará os melhores vinhos do dia a dia. O júri TOTALMENTE independente será composto por profissionais - sommeliers, compradores de lojas, "chefs" franceses, donos de restaurantes - especialistas da ABS, jornalistas e público especializado. Os critérios definidos exclusivamente pelas Associações de Sommeliers participantes regerão o Concurso.


Nomeação de um embaixador dos Vinhos do Sul da França
A criação do cargo de Embaixador dos Vinhos e Produtos do Languedoc acontecerá também durante o Festival. A tendência é que o escolhido seja o chef Roland Villard (foto), do Sofitel. Ele terá a função de divulgar e promover ao longo do ano o vinho, a cozinha e a cultura do Languedoc Roussillon no Brasil. O Embaixador será empossado na presença de uma grande autoridade francesa. Certamente o Cônsul Geral ou mesmo o Embaixador francês.
O embaixador abrirá o Festival, será o paraninfo do Concurso, dará entrevistas sempre buscando promover os vinhos do Languedoc Roussillon. O objetivo é ganhar uma referência permanente no Brasil para a gastronomia e vinhos do Sul da França.