18.12.07

Barbadas borbulhantes no supermercado Zona Sul


Chegou ao supermercado Zona Sul a Crémant de Limoux Cuvée 1531 rosé, da Aimery-Sieur d'Arques. Novidade na França e no Brasil neste Natal. É o primeiro rosé desta que é tida como a melhor cooperativa da França pela maioria dos enólogos e sommeliers franceses.
O preço é muito competitivo, R$ 36,80 no encarte, é vinho para mais de 87 pontos. Deguste e me diga qual sua pontuação. A versão brut está com o mesmo preço e mereceu uma estrela em 2007 no Guide Hachette. No guia deste ano a Aimery/Sieur d'Arques não apenas teve um recorde de crémants e blanquettes selecionadas, nada menos que 7. Sendo 6 com uma estrela e 1 com duas estrelas e "coup de coeur" com direito a reprodução da etiqueta. Explico. Esta premiação mostra a relação custo benefício dos melhores da denominação de origem. Foi a única crémant a realizar o feito.
Outra barbada no Zona Sul é a champagne Alfred Gratien 160 reais, com 90 pontos na Wine Spectator, eleita a melhor Champagne não safrada da França pela Revue des Vins de France em maio e este mês pela revista Le Point. Deixando longe marcas badaladas como Möet Chandon, Mumm, Pommery e Veuve Clicquot. Não é pouco não. Esta é boa mesmo; pois é a primeira vez que falo de um vinho que não é do Languedoc. Santé.