5.5.08

Zona Sul traz o "Foire aux Vins" para o Brasil

O supermercado carioca Zona Sul lançou nesta sexta-feira o primeiro "Foire aux Vins", Feirão ou Festival do Vinho, no Brasil. O conceito é europeu e traz para o público uma grande oferta de vinhos a preços imbatíveis. É o momento de encher sua adega, seja pela grande variedade de produtos em preços promocionais seja por apresentar novidades. Na Europa são dois por ano o da primavera e o do outono. Pela estação do ano podemos dizer que este é o da primavera. O do outono coincide com a colheita da nova safra o que obriga realmente a esvaziar as prateleiras.
Curiosidade desta bela iniciativa do Zona Sul foi que ela surgiu de um papo com este blogueiro mês passado em Paris. Jantava no La Coupole, em Montparnasse, com Jaime Xavier, diretor do melhor supermercado carioca, quando lhe contei o que era o "Foire aux Vins" e que achava que havia espaço para esta iniciativa no Brasil. Ao voltar ao Rio Jaime, Claudio Pinto e o craque Dânio Braga deram tratos à bola e "le voilá" temos o primeiro Festival de Vinhos do Zona Sul.
São 68 vinhos de marcas de importação exclusiva a preços promocionais. Alguns recém lançados no Brasil como o Côte du Rhône Vielles Vignes medalha de prata no prestigiado Concurso de Grandes Vinhos da França, de Mâcon por R$16,98 e o Crémant de Limoux rosé, do Sul da França, a R$ 33,70, uma pechincha. Além de vinhos franceses há chilenos, italianos, argentinos, sul africanos, portugueses, espanhóis e australianos. Boas compras.

Leia abaixo matéria publicada ano passado no Blog.
Neste momento na França começam os Foire aux Vins da primavera. Para quem não conhece é um momento não apenas de venda de vinhos "encalhados", queima de estoque ou de oportunidades para os clientes. Muitos produtos que não são vendidos regularmente em um supermercado, cavista ou loja virtual são oferecidos. Mesmo restaurantes participam apresentando momentaneamente vinhos que não constam da sua carta habitual. O Feirão abre oportunidade para novos produtores, testa novos produtos e atrai milhares de consumidores. Uma fórmula que poderia funcionar muito bem no Brasil.
Neste momento, aqui na França, mesmo supermercados hard discount colocam produtos de alta qualidade para sua clientela.
Carrefour e Casino, no Brasil Pão de Açúcar, fazem o mesmo com grande destaque em seus encartes. É interessante notar que muitos consumidores aproveitam este momento para comprar novidades que normalmente não estão na gôndola, pois como é o Foire aux Vins os produtores lutam para participar e oferecem preços diferenciados para este momento, na expectativa de que seus produtos sejam bem aceitos e encontrem novos consumidores. O lojista também tenta neste momento sair da mesmice e atrair a curiosidade de sua clientela. O Carrefour mais próximo da minha casa, em Narbonne, Sul da França, cidade de 60 mil habitantes, colocou mesmo um sommelier para orientar os clientes, pois havia tantos vinhos novos de diferentes procedências da França e até do exterior que se fazia necessária uma orientação para os mais interessados. Afinal, a população do Sul da França é bairrista como no Rio Grande do Sul e dá preferência aos vinhos locais.
Os descontos variam de 5 a 50% mas isto não é o mais importante, muitos simplesmente aparecem nas prateleiras e cartas de vinho pela primeira vez.