3.4.07

Flash de 3 de abril para Corbières e Fitou - Direto da Câmara de Agricultura do Aude


Aqui você tem a mesma informação que o viticultor das apelações Corbières e Fitou recebe da Câmara de Agricultura do Aude a fim de que possa tratar seu vinhedo.

Fenologia - A diminuição das temperaturas fez com que a brotação nas duas apelações se comporte de forma muito heterogênea entre castas iguais e mesmo entre castas iguais da mesma parcela. Nossa rede de amostras identificou um avanço de dez dias em relação ao ano anterior.

Excoriose - As chuvas dos últimos dias criaram condições favoráveis para o desenvolvimento desta doença sobretudo nas castas sensíveis como a grenache e muscat. Os ramos atingidos quebram com o vento provocando uma diminuição da colheita e problemas na escolha do braço a ser podado no inverno.

Herbicida - Em virtude do ponto avançado da vinha é muito tarde para utilização do herbicida de pré-crescimento como o Katana, Pledge ou Prowl. Se ainda não foi feita a aplicação do herbicida é preferível uma aplicação de pós-crescimento sistêmico com gliphosato ou amitrole. Cuidado ao passar o produto, pois já há brotos surgindo o que pode gerar problemas de fitotoxicidade. Neste momento desaconselhamos a associação do herbicida dom o Diron que tem eficácia por um período curto de tempo e uma grande sensibilidade à lixívia, isto é, sair com a chuva. Guardar para uma eventual utilização de recuperação em maio.

XVIII Leilão de Toques e Clochers


O já tradicional leilão de Toques e Clochers, Toques e Sinos literalmente, realizado sempre em abril, por 400 viticultores de Sieur d'Arques, em Limoux, arrecadou neste domingo 634.000 euros, um aumento de 30% em relação ao ano passado.
Algum produtor em todo o mundo tem preocupações globais, uns com o meio ambiente, outros com a cultura. Sieur d'Arques - Aimery tem com o patrimônio histórico regional e realiza um magnífico esforço para restaurar cada uma das 40 antigas igrejas que existem entorno do território da apelação Limoux.
Foram leiloados 126 barris de AOC brancos e oito de AOC tintos em menos de 3 horas para donos de restaurantes, empórios e delicatessens. Todo ano o padrinho do leilão é um chef com três estrelas no Guia Michelin, este ano, pela primeira vez, foi um chef holandês, Jonnie Boer do restaurante Zwolle. O evento foi uma grande festa que reuniu 30 mil pessoas e divulgou a apelação beneficiando a todos os produtores da região, o setor turístico e o comércio. Este ano a igreja escolhida foi a de Saint André d'Alet les Bains, de estilo gótico meridional. Para quem viu ou leu o Código da Vinci, Alet les Bains fica pertinho de Rennes le Château onde morava o abade Saunière.