30.5.07

Languedoc-Roussillon - o maior vinhedo do mundo - 1ª parte




Muita gente não se dá conta de que o Languedoc-Roussillon, Sul da França, é o maior vinhedo do mundo e, claro, também da França. Para ilustrar vou dar alguns números. São 310 mil ha de vinhas que se estendem de Banyuls nos Pirineus até Arles às margens do Rhône. Enquanto toda a Califórnia tem "apenas" 80,7 mil ha de vinhedo. Mendoza o maior vinhedo argentino tem 145 mil ha. Em volume é também o maior com 15.718 mil hectolitros. Bem mais do que Bordeaux e toda a Aquitânia que se contentam com pouco mais de 7 milhões de hl, ficando em segundo lugar. Toda a Austrália produz 14 milhões de hl.

E se tudo isto é verdade por que grande parte dos enófilos não sabe disto? O motivo é que no pós-guerra e até 1956 a França consumia muito vinho de mesa, simples e com teor alcoólico, 9ºGL, bem inferior ao de hoje. O vinho era servido nos quartéis, repartições públicas, nas escolas, nestas cortado com água. Era um tratado como alimento. Nesta época o vinho industrial era um grande negócio e o Languedoc-Roussillon, o grande produtor deste vinho popular e barato. Os vinhedos desceram para a planície e as castas aramon e a carignan tinham alto rendimento e faziam a festa da produção que enriquecia os viticultores. Mas nem sempre foi assim como nos atestam os Romanos.
A história começa a mudar nos anos 70 motivada pela queda vertiginosa da consumação dos vinhos de mesa. Castas oriundas do Languedoc como a Syrah haviam desaparecido e ganharam fama em Côtes du Rhône. Continua...