30.7.07

A influência do Mediterrâneo


Muitas vezes comento aqui que o Mediterrâneo influi na evolução do vinhedo, seja pelo solo, seja pelos ventos do mar. O Château Rouquette sur Mer, AOC Coteaux du Languedoc - La Clape,fica em Narbonne Plage, no Sul da França, a poucas centenas de metros do Mar, como se vê na foto. A colheita das primeiras uvas se faz pelo menos oito dias antes do château L'Hospitalet, que se situa a algumas centenas de metros mais para o interior. Incrível, não?
Neste momento em que estamos em pleno verão e há mais de um mês não chove, é a brisa do mar que rega as plantas. A maturidade ocorre mais cedo nos vinhedos mais próximos do Mar. Limoux, Malepére e Cabardès serão os últimos a serem colhidos.
Vale dizer que ambos fazem belos vinhos L'Hospitalet possui um museu do automóvel e no seu acervo encontra-se um carro de fórmula 1 que foi dirigido pelo francês Jack Ickx. Hoje o château pertence a Gerard Bertrand um grande negociante da região.
Já o Rouquette sur Mer, laureado no Guide Hachette, é de estrutura familiar e cuidadosamente capitaneado por Jacques Boscary, neto do fundador do Château. O que com certeza faz uma grande diferença, pois seu grau de exigência é imenso.