30.8.08

O Festival de Sabores do Sul da França est arrivé

Chef Pascal Borrell vai estar no Sofitel Rio e São Paulo

O Festival de Sabores do Sul da França, 2 a 12 de outubro, acontece nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais Um evento nacional e dinâmico. Teremos mais de 180 estabelecimentos participando, sendo 120 restaurantes no Rio, SP e MG, além de empórios, delis e supermercados finos. Inclusive de cidades do interior. O II Festival é organizado por Sud de France a marca guarda chuva dos vinhos do Languedoc Roussillon e tem como objetivo promover a cultura, vinhos e gastronomia desta região francesa. O primeiro foi ano passado no Rio de Janeiro.
Todos os restaurantes participantes oferecerão ao menos um prato típico ou inspirado na cozinha do Languedoc Roussillon e uma taça de vinho será servida gratuitamente para acompanhar. Alguns oferecerão um cardápio e o Sofitel organiza um Festival no Rio e em São Paulo com a presença do chef Pascal Borrell. Nas lojas haverá uma degustação itinerante. São 16 importadores participando dos principais eventos.
Segundo Elodie Le Dréan, de Sud de France, o Festival contará com três feiras de vinhos com o apoio da SBAV, em Belo Horizonte dia 4/10 no hotel Mercure, no Rio no hotel Sheraton dia 7/10 e em São Paulo no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca no dia 8/10.
O Primeiro Concurso ABS de Vinhos do Sul da França acontecerá no dia 6 de outubro no Sheraton. Serão escolhidos os melhores vinhos da região vendidos no Brasil em duas categorias. Uma absoluta para vinhos brancos, tintos e rosés e espumantes. A outra para vinhos tranqüilos nas três cores até 30 reais. Aqui o objetivo é premiar os campeões da relação custo-benefício, o vinho do dia a dia.
Para colocar a cereja no bolo realizaremos a Degustação Vertical de Grandes Vinhos do Sul da França de uma seleção de cinco vinhos de cinco grandes safras do Languedoc Roussillon que ultrapassaram os 90 pontos nos melhores guias de referência, no restaurante Le Tire Bouchon em São Paulo, bairro Santa Cecília.

O Festival gastronômico no Sofitel será preparado pelo chef Pascal Borrell, do restaurante Maison du Terroir de Maury (terra de um excelente vinho fortificado do mesmo nome) com uma estrela no Guia Michelin e eleito em 2004 o melhor chefe regional pela Gault Millau. Cv anexo. Dia 2 de outubro Roland Villard tomará posse como Embaixador dos Vinhos e Gastronomia do Sul da França no Consulado Geral do Rio de Janeiro com a presença de Elodie Le Dréan, diretora de vinhos de Sud de France, Alain Gayda ex-presidente da União de Enólogos da França e diretor geral da Cave de Aimery Sieur d’Arques, Bernard Devic, ex-Presidente de Inter Sud de France e diretor geral de Vignerons de La Mediterranée e Henri Forgues, diretor geral da Cave Rocbère.

Feira de Vinhos do Sul da França

DIA 4/10 • 17 ÀS 22 HORAS • BELO HORIZONTE
HOTEL MERCURE - Avenida do Contorno, 7.315 - Lourdes.

DIA 7/10 • 16 ÀS 21 HORAS • RIO DE JANEIRO
HOTEL SHERATON - Avenida Niemeyer, 121 - Leblon.

DIA 8/10 • 16 ÀS 21 HORAS • SÃO PAULO
SHOPPING FREI CANECA - Rua Frei Caneca, 569 - Consolação.

Degustação Vertical de Grandes Vinhos do Languedoc Roussillon
DIA 9/10 • 19 HORAS • SÃO PAULO
LE TIRE BOUCHON - Rua Barão de Tatuí, 285 - Santa Cecília.

I Concurso ABS de Vinhos do Sul da França
DIA 6/10 • 14:30 ÀS 20 HORAS • RIO DE JANEIRO
HOTEL SHERATON - Avenida Niemeyer, 121 - Leblon.

Importadores participantes: Andes, ABC, Barrinhas, Casa do Vinho, Decanter, Expand
Le Club du Taste Vin, Le Tire Bouchon, Nova Fazendinha, Nunes Martins, Premium Wines , Reloco, Super Nosso, Vitis Vinifera, Winery e Zona Sul.
Volto dia 8 que ninguém é de ferro. Férias no Mediterrâneo.