25.8.08

Colheita de 2008 será inferior a de 2007

Em breve as colheitadeiras farão parte da paisagem dos vinhedos.


As previsões oficiais estimam em 46 milhões de hectolitros a colheita de 2008, o que significa um recuo na produção de 10% do volume em relação à média dos últimos cinco anos. Ano passado a colheita, que sofreu com a seca, atingiu 46,5 milhões de hl.
Os vinhos AOC manterão a performance de 2007, mas os vinhos regionais, Vin de Pays, terão seu volume reduzido de 3% em relação ao ano anterior, já baixo, e de 8% sobre a média dos últimos 5 anos. Ao que parece a colheita no Languedoc Roussillon será menor do que previsto, o que afeta diretamente a colheita dos Vin de Pays. O leitor do Blog sabe que o Sul da França é, de longe, o principal produtor de vinhos varietais da França.

A colheita começou na França

Foi no dia 13 às 06h15min, como sempre no Roussillon, Sul da França, que esta teve início. Desta vez a primeira propriedade a ter suas uvas colhidas foi a do Donaine Cazes, bastante conhecido do público brasileiro. A colheita de 2008 não será precoce como a de 2007, que começou de uma maneira geral bem cedo em toda a Região do Languedoc Roussillon.