13.8.07

Les Aspres, um Cru Roussillon




Vista do pico do Canigou e do vinhedo de Les Aspres à direita e o Le Partage à esquerda.




Resultado de um trabalho de 15 anos da hierarquização dos territórios de Côtes de Roussillon, Sul da França, é o surgimento do Les Aspres. Esta nova denominação é delimitada pelo vale do rio Têt e do Tech, pelo maciço de Albières e a montanha do Canigou, que é o pico mais alto dos Pirineus, do lado oriental, com 2766 metros, bem pertinho da Espanha no departamento dos Pirineus Orientais. O solo é de predras de rio seixadas e as castas são carignan, syrah, mouvèdre e grenache. Apenas tintos são poduzidos e devem ser vinificados e elevados ao longo de um ano. Seu lançamento é sempre em 22 de janeiro, dia de São Vicente.
Passeando um pouco além da região dos vinhedos, perto das estações de ski de Font Romeu, ma s ainda no Roussillon, visitei uma pequena feirinha do vilarejo de Matemale. Foi quando encontrei Isabelle Roux que com seu marido Didier Van Ostenghem possuem o Domaine de Demoiselles, Didier cuida da viticultura, trabalhando a terra de forma sustentada, sem uso de adubos químicos. Isabelle cuida da vinificação. Seu Côtes de Roussillon Les Aspres é o Le Partage e tem um corte de 60% syrah, 30% grenache e 10% carignan, segundo Isabelle para guardar a autenticidade do terroir. Afinal, são belas vinhas de carignan que beiram os 70 anos, uma jóia rara, assegura. O resultado é um vinho rico e autêntico com notas de frutas maduras e alcaçuz. Um vinho amplo de taninos presentes e macios, merecendo ainda envelhecer mais um ou dois anos para atingir seu melhor momento de degustação. Acompanha carnes vermelhas com molhos.

A CARIGNAN
Eu corroboro a afirmativa de Isabelle e quem, como eu, conversa muito com os produtores e enólogos da região, não tem receio de vinhos que contém velhas vinhas de carignan ou carignan plantada nas encostas. Ressalto o velhas vinhas pois é com a idade avançada que a cepa atinge seu apogeu e dá bons vinhos. Seu rendimento cai abaixo de 30 hl/ha e sua concentração é fabulosa. Dá corpo e calor ao vinho. Plantada nas encostas a carignan tem rendimento médio, na planície, por ser robusta, rende muito diminuindo sua concentração. Este é o perigo, mas a maior parte das carignans que restaram estão nas encostas e em solo pobre. Como convém.