25.7.08

I Concurso ABS de Vinhos do Sul da França


Ricardo Farias, ex-presidente da ABS conhece muito os vinhos do Languedoc


O II Festival de Sabores do Sul da França, 2 a 12 de outubro, se aproxima e dentre os eventos que serão realizados destaque para o I Concurso ABS de Vinhos do Sul da França. A grande novidade é ver a ABS realizar um sonho antigo de organizar um concurso de qualidade internacional no Brasil. Espero que este abra a porta para muitos outros e que os importadores e produtores tenham orgulho de estampar nas garrafas dos seus vinhos o adesivo referente ao prêmio conquistado.
O concurso recompensará os melhores vinhos branco, tinto, rosé e espumantes do Languedoc Roussillon, vendidos no mercado brasileiro. As medalhas e diplomas serão de ouro, prata e bronze.
Um grande diferencial neste concurso é que haverá premiação também para os campeões de relação custo beneficio, abaixo de 30 reais. Em minha opinião, Acho que esta categoria democratiza o vinho para o grande público e premia nosso vinho preferido do dia-a-dia. Normalmente este é encontrado nos supermercados ou em promoção nos lojistas especializados. Fico também feliz por ser um tema bastante trabalhado pela ABS Rio, sempre pilotado pelo craque Célio Alzer.

O Júri
O Júri franco-brasileiro, será composto por 13 membros de Rio, MG e SP, assim distribuídos: ABS RJ (4) ABS SP (3) e ABS MG (1) ao qual vão se juntar 1 sommelier profissional, 1 consumidor com formação, 1 dono de restaurante e 2 jornalistas especializados (RJ e BH). O júri terá como presidente de honra o chef Roland Villard, embaixador dos vinhos do Sul da França no Brasil.
Nenhum dos membros do júri pode ser consultor ou manter vínculo profissional com produtor ou importador participante. A degustação será às cegas. As normas serão definidas pela ABS. Apoio Sud de France e Région Languedoc Roussillon.