23.6.08

Forte ataque de míldio no Sudeste da França - AOC Costières de Nîmes


O forte volume de chuvas no Languedoc e em particular no departamento do Gard, colocou os viticultores em alerta neste final de primavera. Segundo a Metéo France, a meteorologia francesa, somente em 1949 choveu tanto na região. Desde maio as precipitações atingiram 250 a 300 mm.
Segundo o diretor da Câmara de Agricultura do Gard, Jacques Oustric.
Estas chuvas foram distribuídas de tal forma que propiciaram as condições ideais de desenvolvimento do míldio, um fungo, e atrapalharam os tratamentos programados. Os ataques nas regiões menos atingidas são essencialmente nas folhas, nas demais também os cachos foram atingidos. Em lugares mais úmidos e com parcelas mais vigorosas a totalidade da colheita foi destruída. Em alguns locais onde as parcelas do vinhedo foram muito atingidas alguns agricultores fizeram a opção econômica de simplesmente parar o tratamento. A luta contra o míldio, este ano, exigirá cinco passagens até o final de junho, o que significa o mesmo número de todo o ano anterior. “Se o verão for seco teremos seis passagens de tratamento, mas se for um verão chuvoso teremos oito ou mesmo nove”, afirma Jacques Oustric.
Não bastasse o míldio, o oídio, outro fungo, também está atacando com força os vinhedos. No norte do Gard há também a presença do “black rot”, provodado pelo fungo Guignardia bidwellii . Ainda não se sabe o impacto exato sobre a colheita.
Geograficamente situado na Região do Languedoc Roussillon, o Gard tem seus vinhedos, AOC Costières de Nîmes, historicamente ligados ao Vale do Rhône, pois fica na margem direita deste.