18.7.07

Flash vitícola do Corbières de 17 de julho













Aqui você acompanha as mais recentes recomendações da Câmara de Agricultura do Departamento do Aude, que engloba toda a denominação de origem Corbières, a maior do Languedoc, Sul da França.
O tempo segue ensolarado com temperaturas de 31 graus e ventos de apenas 10 km/h com direção oeste, devendo permanecer assim nos próximos dias. Para quem for praticar tratamento é importante respeitar os prazos antes da colheita.
O estado fenológico é o de início de pintor e meio de pintor (début véraison para mi-véraison).
Oídio - Para as parcelas que não estão com sintomas o tratamento preventivo deve ser suspenso. Já as que tem sintomas um último tratamento à base de Métrafone, Spiroxamine ou enxofre molhado pode ser realizado.
Mildio – neste estado fenológico as uvas são pouco sensíveis, no entanto para garantir uma proteção contra a o Mildio mosaico um tratamento com cobre (bouillie bordelaise) é o mais indicado pois libera progressivamente íons de cobre e realiza uma proteção secundária contra o apodrecimento ácido.
Botrytis – Apenas para as castas sensíveis como muscat, mourvèdre, syrah, viognier, sauvignon e chardonnay que podem ser tratadas no estágio C de pintor (10 a 20% de bagos pintados).