17.2.08

Vai começar a Vinisud 2008


Começa nesta segunda feira a Vinisud que é o grande entroncamento do primeiro vinhedo do mundo. Nesta 9ª edição deste salão internacional dos vinhos e espirituosos do Mediterrâneo haverá 1663 expositores sendo 1428 franceses do Languedoc-Roussillon, Provence, Vale do Rhône e Sudoeste e 205 outros produtores do Mediterrâneo dentre eles espanhóis, italianos portugueses, tunisianos e marroquinos. Trinta e cinco mil visitantes profissionais : comerciantes, importadores, sommeliers e outros compradores são aguardados.

Além dos stands dos produtores teremos dezenas de debates, conferências e encontros temáticos sobre marketing, exportação, desenvolvimento sustentado, jovens agricultores e muita degustação. Vinisud é o maior encontro econômico do sul da França no segmento vitícola e o segundo da França. A bacia Mediterrânea representa 50% da produção de vinhos do mundo com 125 milhões de hectolitros.
Brasil presente. Já encontrei por aqui Maíra Silva e Marcelo Neffa da Dufry, nossas lojas duty free dos aeroportos, Claudio Moreira da Barrinhas líder em vinhos do Douro no Brasil, Paulo Marchi da importadora gaúcha Uniagro e o carioca Gianni Tartari da paulista Fasano. Outros ainda estão por chegar, mas de pronto garanto que o Brasil está bem representado.
O que esperar de Vinisud em 2008? Novidades de marketing, lançamentos de novos rótulos e apresentação da safra 2007 que como já disse aqui no Blog está excelente.
Amanhã eu conto mais.