14.8.09

Touradas no Sul da França







Nas fotos os diversos momentos da tourada. A chegada do público, as arquibancadas lotadas, a chegada dos toureiros ou como se diz por aqui matadores, a picada do touro e o toureiro em ação.


Na arena da Feria de Béziers o público lota as arquibancadas e camarotes. Este espetáculo é tradicional no Sul da França como também na Espanha e México. Mas o evento não se limita ao touro e ao toureiro. Há toda uma produção em volta da arena. Bares e restaurantes especialmente montados para o evento criam um ambiente convivial. Champagne, crémant de Limoux, vinhos, cervejas e tapas, muitos tapas (tira-gosto).
A multidão bem vestida para uma tarde ensolarada recebe um lenço branco ao entrar na arena. Tudo numa tourada tem um significado. As vaias, os aplausos os lenços e suas cores, a qualidade dos touros, sua nobreza e bravura. É um espetáculo lindo, brutal e cruel. O touro, que desconhece as regras do jogo, e que sequer quer jogar, é provocado e obrigado a participar. Sua morte é quase inevitável, sobretudo para os mansos. Um touro que seja muito bravo e nobre, que jogue muito bem pode ser agraciado com o indulto por parte do presidente da tourada com a aprovação do público, do toureiro e do seu proprietário, neste caso passará a ser um reprodutor. Os toureiros são observados por sua técnica e arrojo. Os melhores são chamados de ”figuras” o equivalente a uma estrela no cinema. Seu cachê para uma grande tourada, como a desta tarde em Béziers, pode chegar a 100 mil euros! Os ingressos custam entre 40 e 70 euros e a capacidade da arena era de 15 mil pessoas.
Depois do espetáculo os bares e restaurantes se enchem e a festa continua. Um pequeno desfile de escola de samba francesa, surge no restaurante Le Mustache para animar o público de um dos restaurantes. O serviço dos vinhos estava perfeito tudo na temperatura certa pasesar da multidão. Olé.