20.6.08

O verão, o sol, as vinhas e as greves no Languedoc



Ciclo de vida do verme do cacho: da larva, casulo, mariposa e o ataque no cacho.

Vai chegando o verão e com ele o vôo das andorinhas, o canto das cigarras, o calor do sol e as greves dos sindicalistas. O porto de Marselha, Fos Sur Mer, com sua greve vaga-lume leva milhares de “containers” a procurarem outros portos, como o de Barcelona. Os caminhoneiros lançaram uma operação tartaruga nas estradas. Na moderna, longa e bela ponte de Millau, também no Languedoc, foram as enfermeiras que pararam ontem o trânsito.
Após as chuvas da primavera, e como precisávamos de chuva, o tratamento da vinha tem de ser retomado de imediato. As poças provocadas pela chuva criam as condições ideais para o ataque de fungos como o mildio e o oídio. Especialmente neste momento do estado fenológico das vinhas: floração ou bagos do tamanho de petit pois. A sensibilidade da vinha é grande e todo cuidado é necessário. O tratamento contra o oídio é fundamental até que o cacho esteja compacto. O ataque do mildio é presente em todo o Corbières e Fitou, nos informa a Câmara de Agricultura do Aude. É bem verdade que este ataque acontece em toda a França. Em alguns territórios como em Lézignan (Château Etang des Colombes) e Fabrezan (Château Ribaute) temos também neste momento o vôo das mariposas (Eudemis) que trazem o verme do cacho.
Mas de fato é bom voltarmos a ter um bom fim de semana com sol. Com temperaturas oscilando de 23ºC a 28ºC. Isso posso afirmar hoje, por que ontem Meteo France estava em greve.