17.7.07

AOC do Languedoc nova tentativa de conquistar o mundo


A nova denominação de origem é mais uma tentativa dos principais atores do segmento vinho no Languedoc Roussillon de atuarem de forma conjunta para melhor conquistarem o mercado francês e mundial. O Languedoc é responsável por 15% do volume dos vinhos AOC franceses e busca aumentar o relacionamento entre os principais atores e ganhar sinergia.
Na França dominam os pequenos produtores e as cooperativas em detrimento dos grandes grupos. A produção é pulverizada em pequenas propriedades daí a dificuldade de construir grandes marcas mundiais como faz o Novo Mundo.
Para Jean-Benoit Cavalier, presidente do Sindicato da denominação de origem Coteaux du Languedoc, Sul da França, "esta é uma grande oportunidade para se criar uma verdadeira relação intraprofissional, onde produtores e distribuidores defendam um interesse comum". Um próximo passo é a fusão entre os comitês interprofissionais do Languedoc, CIVL e do Roussillon CIVR.
Cavalier afirma que os pontos fortes desta denominação regional são a história, o conhecimento dos produtores, sua recente modernização e os valores culturais do Mediterrâneo. Será com a divulgação destes valores que a marca ganhará o mundo, aposta.