11.12.07

Entrevista de Rogerio Rebouças na Rádio France Internacional

Ontem dei entrevista na RFI, Rádio France Internacional que é retransmitida em dezenas de rádios brasileiras como a CBN e MEC. Estou falando do menu de Natal típico do Languedoc, sobre os espumantes de Limoux e dos bons vinhos do Sul da França. Ouça aqui.

Os chefs Juan-Mari e Elena Arzak vão presidir o XIX Toques et Clochers


O XIX leilão de Toques et Clochers, o segundo maior leilão de vinhos da França, será realizado na cidade de Limoux, Languedoc, nos dias 15 e 16 de março de 2008. Os chefs que presidirão esta edição serão Juan-Mari e sua filha Elena Arzak de San Sébastian, Espanha, fundadores da nova cozinha basca. Juan Mari é triplamente estrelado pelo Guia Michelin e seu restaurante, o Arzak em San Sebastien, País Basco espanhol, foi escolhido como um top 10 mundial pela revista inglesa Restaurant Magazine. Tido por muitos como o maior chef da Espanha Juan-Mari e Elena vão suceder na presidência de Toques et Clochers, Jonnie Boer do De Librije, da Holanda. O primeiro chef a presidir este prestigiado evento foi Pierre Troisgros.
O que é Toques e Clochers
Toques et Clochers é uma iniciativa da cooperativa Sieur d'Arques-Aimery, a melhor da França, este é hoje o segundo maior leilão de vinhos da França, sendo superado em arrecadação apenas pelo dos Hospices de Beaune, na Borgonha. Tal qual naquela denominação partes dos recursos são utilizados para fins beneficentes. Em Limoux o objetivo é a restauração dos campanários das igrejas históricas da região, daí o nome Clochers.

Cada evento de Toques et Clochers é capitaneado por um chef 3 estrelas do Guia Michelin. Como Toque é o nome do chapéu utilizado pelos chefs de cozinha e como estes chefs são carinhosamente chamados, vai aí uma homenagem à gastronomia e sua eterna aliança com o vinho. Continua amanhã mais esta saga do Sul da França.