24.5.08

Alunos brasileiros fazem sucesso no Sul da França

Claudia Oliveira, aluna, aprende a fazer a poda em verde(epamprage) em La Livinière.
A primeira turma de Enologia brasileira no Sul da França está sendo um grande sucesso. Aulas de excelente nível técnico com perguntas que aprofundam a matéria e esclarecem os métodos utilizados no Languedoc e na França. Questões sobre o comportamento de castas oriundas de regiões mais frias ( merlot, chardonnay, cabernet sauvignon), sua adaptação ao clima Mediterrâneo e seu comportamento no Brasil, enriquecem o curso e provocam uma verdadeira troca de experiências.
Visitas técnicas em cantinas de diversos tamanhos e produzindo vinhos com diversos objetivos de mercado. Desde um pequeno produtor bastante artesanal com cubas de fibra e material de cantina bastante simples, mas aplicando as melhores técnicas de cultivo e vinificação num território excepcional o Minervois La Livinière, o primeiro Cru do Languedoc. O resultado foi que a degustação encantou a todos e supreendeu provocando um acesso de compras das safras de 98 e 99. No Brasil apenas a 2002 é vendida pela Vitis Vinífera.
Outra visita muito interessante foi no INRA (Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola) de Pech Rouge, em Gruissan a 12 kilômetros de Narbonne, o único centro exclusivamente viti-vinícola da França. Responsável dentre outros pela criação das tecnologias de eletro diálise (estabilização do vinho) e a badalada Flash Détente.
Prefeito pede encontro
Após o destaque na imprensa na última terça-feira o grupo foi convidado para um vin d’honneur por Jacques Bascou, Deputado Federal e prefeito de Narbonne, cidade de médio porte onde acontece o curso. Bascou quer ter um papo descontraído, "tête à tête", com os formadores de opinião brasileiros. O encontro deve acontecer na próxima sexta-feira às 18 horas, na sede da Prefeitura, na Catedral de Saint Just, entorno de vinhos do Languedoc.