6.8.08

O próximo passo é a colheita.


A Câmara de Agricultura do Aude, departamento do Languedoc Roussillon, acaba de lançar seu último boletim de controle fitossanitário da campanha 2008. No estado atual das uvas, pintor, também chamado de M por Baggilionni ou de 36 por Eichhorn e Lorentz, o oídio não mete mais medo. O Mildiou deve ter um último tratamento com a calda bordelesa para evitar o míldio mosaico nas folhas, os bagos não oferecem mais riscos. Também em alguns locais um último combate ao Eudemis (mariposa) é previsto. E boa colheita.
Você que acompanha o Blog sabe que a primeira colheita da França é no Languedoc Roussillon. É aqui que veremos nascer o primeiro vinho novo, vin primeur, da França ainda no mês de outubro. Três semanas antes do beaujolais nouveau. Uma festa nas cidades produtoras. A colheita se anuncia abundante e de boa qualidade. Há de se esperar para confirmar as expectativas.
Os alunos da nova turma do curso de enologia terão a oportunidade de ver o final da colheita e acompanhar o passo a passo da vinificação. Inscreva-se já.

O Festival já começou. Mexa-se.

Chef Rogerio Siqueira do Sheraton Rio e uma das recepcionistas na avant première do I Festival


Sei que o II Festival de Sabores do Sul da França ainda não começou para o grande público, mas para quem está na organização posso dizer que estamos no meio do evento. Neste momento finalizamos a definição de locais, ultimando preços de salões, negociações com “estrelas” do mundo enogastronômico francês, seleção e impressão de materiais promocionais. Incentivamos nossos importadores com diversas boas noticias, para que todos se empolguem, e que a participação destes se reflita na adesão de pelo menos uns 150 restaurantes, uma vintena de hotéis e no mínimo duas dúzias de lojas especializadas, para paulista empório e para carioca delicatessens. E, como se fosse pouco, o fechamento das revistas de gastronomia e vinho, para a edição de setembro é daqui a 15 dias. Até lá preciso ter o nome dos restaurantes participantes e das lojas especializadas. Explico. A edição de outubro só chega às bancas dia 10 ou 12 do mês de capa, isto é, após o Festival. Assim temos de publicar as propagandas com o nome dos restaurantes na edição anterior, para que todos tenham tempo de ler. Os atrasados vão entrar apenas na mídia local de jornal.
Além disto, precisamos de receitas para fazer o Caderno de Receitas do Sul da França. Que as receitas estejam no cardápio durante o Festival e que estes restaurantes adquiram vinhos dos nossos importadores. A propaganda terá um cupom que dará direito ao leitor a uma taça de vinho ao pedir uma refeição. Um belo incentivo à boa mesa.
Ah, claro, tem os concursos. Estes deixamos para contar depois.