17.9.08

Sabores e Vinhos do Sul da França Fazem a Festa


Em seu segundo ano, edição conta com mais de 180 estabelecimentos em três estados brasileiros

Entre 2 e 12 de outubro os apreciadores da boa mesa e de bons vinhos terão um excelente motivo para comemorar. O II Festival de Sabores do Sul da França desta vez conta com a participação de restaurantes, delis, empórios e supermercados nos estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais. Organizado pela ‘Sud de France,’ - marca guarda-chuva dos vinhos e produtos regionais do Languedoc Roussillon – o festival visa à promover a cultura e gastronomia dessa região francesa.

Mais de 120 restaurantes criarão ao menos um prato especialmente para o festival, inspirado nos sabores da culinária regional. As receitas serão harmonizadas com um vinho, também da região e o comensal que pedir o prato do Sul da França ganhará ainda uma taça-cortesia.

Alguns restaurantes que participarão do Festival: 66 Bistrô, One Twenty One, Bistrô Montagu, Brasserie Rosário, Cordatto, D’Amici, Enotria, Fazenda das Videiras, Garcia & Rodrigues, Gugut, Gula Gula, Nori, Olivier Cozan, Quadrucci, Rosita Café, São Sebastião, Sawasdee, Tai Tai, Vizta e Zazá Bistrô no estado do Rio. Adega Tutóia, Alto dos Pinheiros, Boa Bistrô, Braverie, Le Tire Bouchon, P. Verger, Ritto Pizza Bar e Soggiorno Pizzaria no estado de São Paulo. A Favorita, D’Artagnan, DiVino, Gomide, La Victoria, Splendido Ristorante e Taste Vin em Minas Gerais,

O Sofitel vai um passo além e organiza seu próprio festival em parceria com Sud de France, no Rio e em São Paulo, com a presença do chef Pascal Borell do restaurante Maison du Terroir de Maury (terra de um excelente vinho fortificado do mesmo nome) agraciado com uma estrela no seleto Guide Michelin e eleito em 2004 o melhor chefe regional pelo Guia Gault Millau. Haverá também degustação itinerante com 16 importadores participando dos principais eventos nas delis, empórios e mercados.

No dia 3, às 18 horas, primeiro dia do festival, o chef Roland Villard, do Pré Catelan, será empossado pelo Consul Geral da França no Rio de Janeiro, Hugues Goisbault, como Embaixador dos Vinhos e Gastronomia do Sul da França no hotel Sofitel do Rio com a presença de Elodie Le Dréan, diretora de vinhos de Sud de France, Laurent Mingaud, diretor de Exportações de Aimery Sieur d’Arques e Henri Forgues, diretor geral da Cave Rocbère.

Segundo a diretora de vinho do Sud de France, Elodie Le Dréan, o Festival contará com três feiras de vinhos com o apoio da Sociedade Brasileira de Amigos do Vinho (SBAV). Em Belo Horizonte acontecerá no dia 4 de outubro, no Hotel Mercure de Lourdes. No Rio de janeiro, estará no Sheraton Leblon no dia 7, e em São Paulo no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca dia 8 do mesmo mês.

O II Festival de Sabores do Sul da França promoverá também o Primeiro Concurso ABS de Vinhos do Sul da França, que acontecerá no Rio de Janeiro, dia 6 de outubro no Sheraton Leblon. Serão escolhidos os melhores vinhos da região vendidos no Brasil em duas categorias distintas. Uma absoluta - para vinhos brancos, tintos, rosés e espumantes. A outra para vinhos tranqüilos nas três qualidades com preço até R$30,00. O objetivo é premiar os campeões da relação custo-benefício, o vinho do dia a dia. Também será realizada uma Degustação Vertical de Grandes Vinhos do Sul da França - uma seleção de cinco vinhos de quatro grandes safras do Languedoc Roussillon, que ultrapassaram os 90 pontos nos melhores guias de referência – desta vez no restaurante Le Tire Bouchon em São Paulo, bairro Santa Cecília.

Feira de Vinhos do Sul da França

DIA 4/10 • 17 ÀS 22 HORAS • BELO HORIZONTE
HOTEL MERCURE - Avenida do Contorno, 7.315 - Lourdes.

DIA 7/10 • 16 ÀS 21 HORAS • RIO DE JANEIRO
HOTEL SHERATON - Avenida Niemeyer, 121 - Leblon.

DIA 8/10 • 16 ÀS 21 HORAS • SÃO PAULO
SHOPPING FREI CANECA - Rua Frei Caneca, 569 - Consolação.

Degustação Vertical de Grandes Vinhos do Languedoc Roussillon
DIA 9/10 • 19 HORAS • SÃO PAULO
LE TIRE BOUCHON - Rua Barão de Tatuí, 285 - Santa Cecília.

I Concurso ABS de Vinhos do Sul da França
DIA 6/10 • 14:30 ÀS 20 HORAS • RIO DE JANEIRO
HOTEL SHERATON - Avenida Niemeyer, 121 - Leblon.

Importadores participantes: Andes, ABC, Barrinhas, Casa do Vinho, Decanter, Expand
Le Club du Taste Vin, Le Tire Bouchon, Nova Fazendinha, Nunes Martins, Premium Wines , Reloco, Super Nosso, Vitis Vinifera, Winery e Zona Sul