23.7.07

Brasil leva prata no Muscat do Mundo e Sul da França 7 de ouro



Mauro Zanus, diretor de degustação da Associação Brasileira de Enologia, durante o Concurso analisa um vinho no Muscat do Mundo.




Foram premiados com a medalha de Ouro, 26 vinhos sendo 11 para da França e destas 7 foram para o Languedoc-Roussillon, Sul da França. As de prata foram 44 o Brasil levou uma com o espumante moscatel da Panizzon a França conquistou 19 e o Sul da França levou 8. Segundo Mauro Zanus, enólogo brasileiro diretor da ABE, que além de ter sido principal conferencista do evento participou do júri e nos garantiu que as disputas eram muito apertadas e foi difícil escolher os melhores. "O sistema do concurso é diferente do da OIV, aqui tira-se pontos com base nas análises e falhas percebidas e para adotarmos o mesmo critério foi necessário uma formação para todos os jurados, profissionais ou não. Nenhuma grande medalha de ouro ou de bronze foi distrbuída.
Forma julgados 210 vinhos de 24 países durante dois dias para evitar patriotada, mesmo às cegas, 50% do júri era estrangeiro.

Espumante brasileiro encanta público em Frontignan




O Festival do Muscat em Frontignan la Peyrade, Sul da França, anima esta cidade de 25 mil habitantes que beira o mar Mediterrâneo. As ruas com suas barracas de degustação de alimentos e vinhos atraem turistas de todo o mundo. Este público internacional, mas majoritariamente francês, provou e aprovou os espumantes brasileiros à base de uvas moscatel. Em paralelo acontece na cidade o 7º Concurso Muscat do Mundo, que tem o Brasil como convidado de honra.
A prefeitura entrando no clima brasileiro contratou um grupo de samba e capoeira que percorria as ruas e encantava a todos. Na barraca do Brasil Mauro Zanus, diretor de degustação da Associação Brasileira de Enologia e Rogerio Rebouças apresentavam os espumantes brasileiros da casta moscatel ao público: Perini, Casa Valduga Premium, Vinícola Aurora, Oremus, Terra Nova e Salton. Também presente o vinho branco moscatel meio seco da Salton. O público curioso lotou a barraca e provava todos os vinhos. Os comentários eram sempre muito favoráveis e muitos queriam comprar os espumantes nacionais. Pediam endereço, nome do produtor, dica de site para compras, alguns descolavam a etiqueta para tentarem um contato direto com o produtor. Mas aquele era apenas um momento de degustação e divulgação do vinho brasileiro. Um sucesso de público.
Amanhã o resultado do Concurso.