9.4.07

Rápidas do Languedoc

É Festa no Languedoc - Dia 20 de maio haverá uma grande festa dos vinhos de Corbières, Fitou e Minervois na cidade medieval de Carcassonne. A festa continua em Saint Chinian, Faugères e Coteaux du Languedoc, tudo no Sul da França.

Paul-François Vranken anunciou que passou a ter participação acionária majoriatária no grupo Listel, famoso por seus vinhos de Sable e seus cavalos brancos nas fotos e rótulos. Maior domínio vinícola privado da Europa Listel já pertenceu ao grupo Val d'Orbieu.

Irrigação dos vinhedos é admitida na França. Fim de um tabu?




Foto: Vinha de syrah com stress hídrico.

Decreto publicado no dia 6 de dezembro permite a irrigação até 15 de agosto, isto é, pouco antes da colheita, no caso do Sul da França. Porém para os vinhedos de apelação de origem somente se o decreto da criação da apelação o previr. É uma possibilidade difícil de acontecer. O Sindicato do AOC deverá efetuar um pedido ao INAO, organismo que regula os AOC na França, solicitando a permissão e informando a duração prevista para a irrigação e anexando estudos prévios sobre o estado hídrico das parcelas do vinhedo. Posteriormente cada agricultor que efetuar a irrigação deverá efetuar uma declaração ao INAO local, ao menos um dia antes do início onde informará exatamente quais parcelas, castas, a superfície irrigada e o tipo de equipamento utilizado.
A apelação Corbières Cru Boutenac interdita totalmente a irrigação. Já outras maiores como de Fitou e Minervois não prevêem o seu uso. Em ambos os casos o resultado é a proibição. Minervois la Livigniére e Corbières previram a possibilidade em seus decretos e em casos extremos de stress hídrico poderão solicitar a permissão de irrigação.

Avant-Première de Degustações da Expovinis













Em abril antecipamos alguns lançamentos previstos para a Expovinis. Em sintonia com a Importadora Barrinhas e o Cellier Charles Cros degustamos e comentamos um varietal da casta Marsellan e dois AOC Corbières. O rótulo da garrafa no filme é o antigo, o novo rótulo (foto) também será lançado na Expovinis.
Agora que o Blog superou a fase inicial de testes de vídeo abrimos inscrições para o envio de vinhos a serem degustados. O que será feito de preferência com a presença do produtor ou de um outro especialista. Só aceitamos Sul da França, claro. Inicialmente será um vinho por semana. Santé.