26.3.08

Detalhes do programa do curso de Enologia Profissional para brasileiros no Sul da França

Detalhe de vinhedo no mês de maio, época do curso.


No primeiro dia de aula, 19/05, teremos pela manhã uma apresentação do vinhedo francês e após o almoço faremos uma visita ao CIVL (Comitê Interprofissional do Languedoc), onde será apresentado o vinhedo do Languedoc e serão distribuídos mapas do vinhedo e suas diferentes denominações de origem. Seguido de degustação.

No segundo dia, 20/5, aula a uva e a colheita. No meio da tarde visita do vinhedo do Château Notre Dame du Quatourze, AOC Coteaux de Languedoc Quatourze o mais antigo vinhedo francês. Apresentação do modo de condução do vinhedo, degustação de bagos. Syrah, mourvédre, carignan, grenache, bourboulenc...

Dia 21/5, aula sobre Fermentação e higiene. Depois do almoço visita do Château Landure ou Pouzols, na denominação Minervois, no departamento do Hérault. Na visita da cave vamos ver os equipamentos da fermentação e os procedimentos higiênicos aplicados.

Dia 22/5- Vinificação tradicional e sulfitagem. Na visita técnica de uma cooperativa no Corbières, a maior denominação do Languedoc, vamos ver todos os equipamentos e procedimentos que são realizados, cálculo de volume de sulfito e sua aplicação nas cubas, se possível e necessário.

Dia 23/5 - Pela manhã visita do Château de Saint Auriol no Corbières, terroir de Fontfroide e à tarde final da aula de vinificação tradicional de tintos.

Dia 26/5 - Vinificação de brancos e espumantes pela manhã e à tarde visita do Domaine da nossa professora enóloga, Marie, no AOC Fitou, seguido da visita da Cooperativa de Leucate, de forte participação feminina.

Dia 27/5 - Visita do terroir de Limoux, o berço do espumante mundial. Apresentação em power point da denominação de origem (o melhor chardonnay da França após Borgonha), da seleção dos 4 terroirs e da vinificação e envelhecimento do espumante. Visita da cave e de seu laboratório de análise e acompanhamento do processo de produção dos famosos espumantes de Limoux. Após almoço visita das parcelas e de seus diferentes terroirs. Visita de Baron'Arques, da Baronesa Philippine de Rothschild, produtor de grandes tintos.

Dia 28 - Composição do vinho, envelhecimento e engarrafamento.
Após almoço visita de cave de envelhecimento. Acidentes e tratamentos do vinho, em sala.

Dia 29 - O vinho doce natural. Muscat, Banyuls e Maury. Partida para o Roussillon e vista de uma cave de Banyuls e a Colliure.

Dia 30 - Pela manhã prova múltipla escolha. Depois do almoço vista dos châteaux Rouqette sur Mer e L'Hospitalet em La Clape. Volta à escola para entrega das notas da prova e dos diplomas para os aprovados, seguido de vin d'honneur oferecido pela Reitoria e Ministério da Agricultura.