23.8.07

Béziers e a Sétima Legião Romana


Béziers que fica entre Narbonne e Montpellier, na costa Mediterrânea, sendo no Languedoc antigo, a única cidade de direito Romano, tal qual Narbonne. Colônia Romana desde 36 A.C., Baeterra, seu nome de origem, acolheu os Septimaines, veteranos da 7ª Legião de César. Um dos nomes pelo qual é conhecida esta região é Septimanie, o que pode ser visto nos mapas de história antigos. Recentemente o governador da Região, Georges Frèche, tentou mudar o nome da Região de Languedoc para Septimanie, pois para ele que é professor de história, Languedoc tem mais haver com Toulouse, sede do condado na época cátara, na idade média. Porém, o povo não aprovou e ele teve de voltar atrás.
Foram estes legionários os primeiros a plantar a vinha na França, ao lado de Narbonne, no Quatourze, pois até então apenas Roma podia produzir vinho. Elas eram exportadas em ânforas para toda a bacia do Mediterrâneo. Sítios arqueológicos de olarias existem às centenas, um muito simpático de se visitar é em Salles d'Aude, onde há um museu, vídeo de apresentação, e escavações. Uma ânfora produzida com forno e tecnologia da época pode ser comprada no local. Como já disse aqui no Blog o sucesso foi tão grande, mesmo em Roma, que a produção foi proibida décadas depois.
Béziers hoje produz os Coteaux du Languedoc nas três cores. É dividido em oito zonas climáticas onde destaco La Clape, Pic Poul de Pinet, Grès de Montpelleir e Pic Saint Loup. São nove os territórios que também tem o direito de constar dos rótulos e seleciono o Quatourze. O de Béziers é a zona climática Terrasses de Béziers. O relevo e a geologia são determinantes nesta escolha. Pic Saint Loup é um dos terrenos mais caros do Languedoc, produzindo excelentes vinhos como o Château de Cazeneuve, les Calcaires, branco com 91 pontos na WS e o tinto Le Roc des Mates com uma estrela no Guide Hachette.